Jogador-picheleiro do Celoricense vai aparecer na televisão dos clientes através da Taça de Portugal
O capitão da equipa do Campeonato de Portugal quer "aproveitar ao máximo" o desafio contra o FC Porto. A empresa onde trabalha Diogo Alves estará representada nos placards publicitários
Corpo do artigo
"Se me dissessem há duas épocas que ia jogar contra o Porto, chamava maluca a essa pessoa." A ascensão meteórica do Celoricense confunde-se com o percurso de Diogo Alves, que leva 15 anos de clube, entre escalões de formação e seniores.
O emblema do distrito de Braga participa pela sétima vez nas provas nacionais, sendo que a última foi há quase três décadas. Na altura, o capitão de equipa e natural de Celorico de Basto era um bebé e, por isso, este fenómeno de jogar o Campeonato de Portugal e a Taça é uma novidade, mas não chegou por acaso.
"O clube foi evoluindo, fomos conseguindo trazer gente jovem para a direção, com outra dinâmica, e crescer de forma notável. Custou muito até chegar aqui e agora queremos ficar cá", explica em entrevista à TSF.
Em duas temporadas, o Celoricense passou da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, o segundo escalão a nível distrital, até às competições nacionais. Se há dois anos se preparava para defrontar o Grupo Desportivo de Porto d'Ave, da Póvoa de Lanhoso, agora o adversário é o FC Porto.
Aos 29 anos, Diogo Alves tem a noção de que é "um momento que pode não voltar a acontecer" e que, por isso, convém "aproveitar ao máximo". "O mister foi-nos alertando para desfrutarmos, para não nos engolirmos e sermos felizes", acrescenta.
Em Celorico de Basto respira-se um ar diferente por causa da magia da Taça de Portugal, mas as obrigações laborais não param. Só há três jogadores no plantel com contrato profissional - Pedro Pinto, Juninho e Whalysson -, o que significa que os restantes atletas têm outra atividade.
Diogo Alves trabalha numa pichelaria e, desta vez, vai surgir na casa dos clientes sem uma caixa de ferramentas. O jogador do Celoricense prepara-se para aparecer na televisão a envergar a braçadeira do capitão contra um grande do futebol português. Ele e a empresa. "Vamos ter uma publicidade nos placards à volta do relvado", revela.
Apesar de o Celoricense jogar como visitado, a partida contra o FC Porto acontece no Estádio Cidade de Barcelos, já que o Estádio Municipal de Celorico de Basto não tem as condições de segurança necessárias para receber o encontro. A partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal joga-se este sábado, às 18h00, e terá relato na TSF.