A seleção já partiu para França, com sete golos que dão confiança, mas com "pés assentes na terra". Há uma sombra noticiosa. E uma boa nova na TSF, com o Governo Sombra. As notícias desta manhã.
Corpo do artigo
1. Sete golos, cinco com participação de Quaresma, dois com carimbo de Ronaldo. Foi bonito, e de deixar 11 milhões de portugueses com um :), o teste final da seleção antes do Euro 2016 - como atestam as imagens. Mas Fernando Santos e Ronaldo fizeram muita questão de nos deixar com "os pés assentes na terra". A equipa nacional já está de partida para França, ao encontro do Paulo Cintrão e do João Ricardo Pateiro, os jornalistas da TSF que já estão em terras gaulesas. O Pateiro, empolgado, até já preparou as canções da nossa felicidade.
2. Quase de partida para França está Marcelo, que cumpre hoje os seus primeiros 90 dias em funções. Irrequieto, é o mínimo que podemos dizer. E o que dirá dele o presidente do PS? Daqui a pouco, na TSF, já o saberá.
Amanhã, dia de Portugal, o Presidente vai homenagear quatro portugueses. Quantidade não é qualidade, certo sr. Presidente?
3. Três matérias a aquecer a política nacional: o pessimismo do Banco de Portugal quanto à economia (que Marcelo desvaloriza); os salários da nova administração da Caixa (que esquerda e direita parecem pouco dispostos a aceitar); e a certeza de Jorge Tomé de que o Banif cumpria os mínimos e nem podia ser resolvido.
4. Um ataque em Telavive fez 4 mortos e 13 feridos. As autoridades de Israel dizem que os dois atacantes, com armas automáticas, abriram fogo em pleno centro comercial, bem perto do Ministério da Defesa e do Estado-Maior do Exército israelita. Ato contínuo, Israel bloqueou as entradas no país para mais de 80 mil palestinianos, em altura de Ramadão.
5. Hoje começa o Primavera Sound, a abrir um longo fim de semana de descanso (maior em Lisboa, onde é feriado na segunda-feira). O Miguel Fernandes antecipa aqui o cartaz, para preparar a voz e animar o espírito. Se está a preparar-se para aproveitar o calor, fica o conselho: o sol está bem perigoso em algumas regiões do país.
PARA VER E OUVIR
Em tempo de relatos de futebol, daqueles que nos fazem levar o rádio para o estádio, o Fernando Alves contou assim os Sinais de hoje: "O ninho da aranha e as asas nos calcanhares".
Também o nosso "Uma questão de ADN" entrou em maré de bola - e conversa esta semana com a família do campeão português de sub-17, Thierry Correia. A conversa passou pela jovem seleção vitoriosa, pela experiente seleção que gostaríamos de ver ganhar em França - e pelo modo como se cresce num ambiente destes.
A fechar, deixo-lhe a boa nova: a equipa do Governo Sombra vai estar, nas próximas semanas, em exclusivo aqui na TSF - e já a partir de amanhã. O Bloco Central, residente naquela sala, naquele horário, cedeu a sala esta semana. E nas semanas seguintes o Pedro Adão e Silva, Pedro Marques Lopes e Paulo Tavares prometem antecipar-se ao Governo Sombra. Muito em breve diremos como.