
A Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN, encabeçada pelo secretário-geral, Tiago Oliveira (E), entrega o pré-aviso de greve geral, convocada para dia 11 de dezembro, no ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 17 de novembro de 2025. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
LUSA
O primeiro balanço sobre a greve geral, divulgado pela CGTP, aponta para uma "adesão massiva" até às 5.30 horas.
Dezenas de serviços de recolha do lixo estão encerrados, nomeadamente os das câmaras municipais de Viana do Castelo, Lisboa, Moita, Palmela, Setúbal, Amadora e Évora.
Nos transportes, há várias perturbações. O serviço da CP - Caminhos de Ferro do Porto está encerrado e, em Lisboa, ainda não chegou nenhum comboio na estação de Santa Apolónia. A adesão também é de 100% nos Transportes Coletivos do Barreiro, nas oficinas da Carris e no Metropolitano de Lisboa.
No que toca à Saúde, a adesão à greve é de 100% na Maternidade Alfredo da Costa e no serviço de urgência da ULS São José. Vários serviços nos hospitais de Loures, Elvas e Portalegre estão encerrados.
Relativamente a empresas, a Autoeuropa está parada e, na Bimbo, a adesão é de 100%.
Puuco depois da meia noite, alguns empurrões, mas sem detenções, na chegada das forças de segurança à zona de saída dos autocarros dos STCP.