Inquérito/BES: Salgado diz que Vítor Gaspar lhe agradeceu apoio dado pelo GES ao país
O ex-presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, realçou hoje a ajuda dada pelo Grupo Espírito Santo ao Estado português, revelando que o antigo ministro das Finanças lhe telefonou duas vezes a agradecer o apoio.
Corpo do artigo
Salgado acrescentou ainda que «o Estado português estava falido, o GES ajudou e muito. O GES ajudou vários grupos privados portugueses. O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar agradeceu-me duas vezes por chamadas telefónicas o apoio que o GES estava a dar ao país».
Durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES/GES, Salgado disse que «a única coisa que fomos pedir ao Governo foi um apoio recíproco».
O antigo banqueiro insistiu ainda que «o banco foi forçado a desaparecer. Não é uma ladainha, estou convicto de que foi o que aconteceu. E foi destruído o principal banco privado português e o mais reconhecido em termos internacionais».
Segundo o antigo líder do BES, o banco caiu devido ao excesso de provisionamento exigido pelo Banco de Portugal e pela forma como foi gerida a questão de Angola.