


Cáritas quer orientações mais precisas para acolhimento a refugiados da Ucrãnia
Em declarações à TSF, Rita Valadas defende que embora o acolhimento não seja uma novidade no país, houve sempre uma "orientação de princípios".

Cáritas Portugal inicia campanha de ajuda à Ucrânia
O valor angariado na campanha tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.

Voluntariado, reconhecimento e salário emocional
O voluntariado tem acompanhado a minha vida profissional a par e passo e constitui claramente a minha remuneração emocional.

Que o Natal aconteça todos os dias
Vivemos ainda o Natal.

Participar: vulnerabilidades, deficiência e voluntariado
Foi uma semana muito rica ...

Dia Mundial dos Pobres
A Igreja católica assinala hoje, pelo quinto ano, o Dia Mundial dos Pobres sob o mote "Pobres sempre os tendes convosco". O Papa Francisco apresenta esta intenção como um desafio a que a Igreja tome a iniciativa de se aproximar e de "encontrar" os pobres onde estão. "Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ir ter com eles" mesmo quando se escondem. É um repto contra a indiferença, um combate ao conformismo na desigualdade, um incentivo a favor da proximidade e de um estar alerta a favor dos mais vulneráveis.

Metade das famílias apoiadas pela Cáritas na pandemia nunca tinha pedido ajuda
A presidente da Cáritas destacou o facto de 50% das famílias apoiadas por esta organização da Igreja Católica nunca terem pedido ajuda antes e trazerem pedidos "completamente diferentes".

Números da pobreza "estão camuflados". Pedidos de ajuda à Cáritas crescem cada vez mais
A presidente da Cáritas, Rita Valadas, diz à TSF que os números revelados pela Pordata relativamente à pobreza em Portugal estão "camuflados por medidas que foram assumidas e que protegeram quer as pessoas, quer as empresas, de situação críticas no emprego e nas suas dívidas", no período da pandemia.

Presidência Portuguesa: Influenciar global. Ouvir local. Agir universal
Tem sido unânime a avaliação "globalmente positiva" da presidência portuguesa do Conselho da Europa. Como tudo, há coisas que correram bem e outras nem tanto...

Amnistia Internacional faz vigília à beira Tejo pelos refugiados que ficam às portas da Europa
A iniciativa pretende alertar para as falhas da Europa em conceder segurança aos refugiados.

O Futuro são as Crianças
Repetimos muitas vezes que o nosso futuro são as crianças, mas investimos muito pouco no seu caminho para esse futuro... Para curar o presente e melhorar o Futuro temos de investir nelas.

Papa diz que partilhar e ajudar "não é comunismo, mas sim cristianismo puro"
O papa convidou os fiéis a refletirem sobre se se "curvam perante as feridas dos outros", os problemas dos outros, durante a Missa do Domingo da Misericórdia.

Deslocados em Moçambique enganam a fome com folhas de feijão e sal
As folhas de feijão que crescem junto à casa precária em Pemba enganam a fome da família de 30 pessoas de Virgílio Chimuemue, 61 anos, deslocados da guerra em Cabo Delgado, Norte de Moçambique.

Pedidos de ajuda à Cáritas aumentam. Mais de 60% são de apoio para renda da casa
Em declarações à TSF, a presidente da instituição adianta que com cerca de 300 mil euros foram ajudadas 3600 famílias. Destas, 1700 recorreram à Cáritas pela primeira vez.

"Foi tudo, casa, restaurante, tudo." Pandemia foi duro golpe na vida de uma família de Vila Real
A pandemia de Covid-19 provocou um duro golpe na vida de uma família de Vila Real: a faturação do restaurante caiu a pique, o que originou rendas em atraso e uma ameaça de despejo do estabelecimento comercial.

Vigilância a jornalistas arquivada, mãe e filho perdem batalha contra o vírus e outros destaques TSF
Decisão pelo arquivamento teve dois votos contra e uma abstenção.

Crise deixa imigrantes mais expostos à exploração no Baixo Alentejo
Com dificuldades em encontrarem trabalho antes da campanha agrícola da primavera/verão, os migrantes estão a aceitar alguns serviços que não estão a ser pagos. A Cáritas admite um aumento dos sem-abrigo na região

Apoio da Cáritas de Aveiro aos sem-abrigo cresceu em tempos de pandemia
O Centro de alojamento temporário no edifício sede está cheio e tem havido encaminhamentos de emergência para outros alojamentos que a Cáritas arrenda. Mais do que oferecer um teto, através da rede local de parceiros, esta entidade trabalha na reinserção social destas pessoas.
