


"A maior ameaça à democracia é a dos regimes autoritários"
Sociólogo e professor universitário, tornou-se conhecido do país através da política - foi ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Esteve nos governos de Guterres, Sócrates e de António Costa. Nos intervalos da governação, enquanto dirigente do PS, foi muitas vezes convocado para o trabalho político de "malhar na direita". Tem 65 anos e parece ter desistido do sonho de acabar a carreira pública na academia. É, agora, o Presidente da Assembleia da República.

O Governo que resulta de uma remodelação que não aconteceu
O politólogo e historiador António Costa Pinto diz que o terceiro governo de Costa é mais político e antecipa uma centralização de poderes no primeiro-ministro.

"O PCP não tem nada a ver com o governo russo e o seu Presidente"
O secretário-geral comunista rejeitou a colagem do PCP ao regime de Vladimir Putin e garantiu que o partido está do lado da paz.

Comunista e católico? Sim, com amor é possível
No Instituto Universitário de Justiça e Paz de Coimbra, foram ouvidos argumentos de como é possível ser-se cristão e comunista ao mesmo tempo. Cruzar Comunismo, Igreja e Catolicismo é para uns uma relação incompatível. Para muitos, os que são comunistas, cristãos e católicos, é apenas um mito.

Travado ataque terrorista em Lisboa, cyberbullying contra colegas de escola e outros destaques TSF
O atentado travado pela PJ estava marcado para sexta-feira e o alerta foi dado pelo FBI. O detido é um jovem português.

Proposta do BE e do PCP. Governo pode adiar mas não deixa cair englobamento das mais-valias no IRS
O englobamento das mais-valias no IRS, proposto pelo Bloco e pelo PCP, pode ser adiado. O PS justifica o possível adiamento com o calendário para aprovação do Orçamento. O PCP já reagiu dizendo que mais importante do que os 'timings' é que a medida seja de facto aplicada. O Bloco de Esquerda apelida este atraso de "manobra tática".

Diminuição da representação parlamentar do PCP é "prejuízo para a luta do povo português"
A CDU perdeu seis dos 12 deputados que tinha desde as últimas legislativas, e António Filipe, que deixou de ter assento parlamentar, acredita que o povo português sai prejudicado com este resultado. O ex-parlamentar também critica as sondagens, que com a sua "falsidade", instalaram "o medo" em relação à possível formação de um Governo à direita.

Maioria torna medidas reivindicadas pelo BE e PCP "altamente improváveis"
Agência de notação financeira Fitch salienta que o resultado eleitoral das eleições legislativas reduz a incerteza política.

"Obviamente, demita-se!" Boaventura de Sousa Santos deixa recado a Catarina Martins
Boaventura de Sousa Santos pede uma nova liderança para o Bloco de Esquerda. O sociólogo assume-se eleitor do partido, e, perante os resultados das legislativas, dirige um recado a Catarina Martins: "Obviamente, demita-se!" Entrevistado na Manhã TSF, o professor universitário reconhece que "os políticos também se enganam, porque são humanos".

Presidente da República recebe partidos terça e quarta-feira
Marcelo Rebelo de Sousa vai receber os oito partidos que elegeram deputados para a Assembleia da República.

Voto no Livre contra o bloco central, a demissão de Horta-Osório o e outros destaques TSF
A manhã desta segunda-feira ficou ainda marcada pela notícia da alta de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), após a cirurgia a uma estenose na carótida.

Isolamento nas eleições? Partidos defendem recomendações atempadas aos eleitores
No Fórum TSF desta quinta-feira debateu-se o isolamento e o direito ao voto.

"Temos disponibilidade para a convergência"
Em entrevista à TSF e ao JN, o secretário-geral do PCP frisa que o seu compromisso é com a defesa dos direitos dos trabalhadores.

De "partido do Twitter" a "chave" de Governo. IL quer eleger três a oito deputados
A moção de estratégia global que João Cotrim de Figueiredo leva à convenção do próximo fim de semana admite acordo escrito para viabilizar uma solução sem o Chega. IL quer eleger em Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Aveiro.

Jerónimo de Sousa defende "combate sem tréguas" às "forças reacionárias"
Secretário-geral do PCP evocou "a fuga de uma prisão do fascismo, num tempo e num contexto diferente".

PS "não devia insistir" na lei da videovigilância tida como "cheque em branco à intrusão na vida privada"
O PCP recomenda ao PS que recue na vontade de aprovar a proposta do Governo sobre videovigilância e uso de câmaras nas fardas das polícias. Os comunistas sublinham que o parecer sobre o assunto da Comissão de Proteção de Dados vem reforçar as reticências que o partido já tinha manifestado.

O Ribatejo plantado no meio da Guerra Fria. Já estreou a primeira série portuguesa da Netflix
Estreia, esta sexta-feira, a primeira série portuguesa na plataforma de streaming Netflix. "Glória" é uma história de espionagem, em plena Guerra Fria, que se passa numa vila no Ribatejo.

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"
"Que mais podiam fazer o governo e o PS?!", questiona o presidente socialista no Facebook sobre os votos contra o Orçamento dos dois partidos à esquerda.
