


Tiago Antunes e Mário Campolargo na direta dependência de Costa
Primeiro-ministro tem os secretários de Estado dos Assuntos Europeus e da Digitalização e da Modernização Administrativa inseridos na sua tutela.

João Costa sobe de secretário de Estado a ministro da Educação
Doutorado em linguística em 1998, João Costa desempenhou as funções de secretário de Estado da Educação nos XXI e XXII Governos Constitucionais.

Elvira Fortunato é a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Nova ministra nasceu em Almada, tem licenciatura em Física e Engenharia de Materiais, doutoramento em Engenharia de Materiais e é atualmente vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Catarina Sarmento e Castro é a nova ministra da Justiça
Nasceu em Coimbra, é doutorada, mestre e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Ministério da Cultura: Pedro Adão e Silva é a grande novidade no Governo
Novo ministro adiantou que deixará o cargo de comissário executivo, mantendo-se em funções apenas até à posse do Governo, marcada para dia 30.

Costa mantém Marta Temido na Saúde e Pedro Nuno Santos nas Infraestruturas
Marta Temido é natural de Coimbra, licenciada em Direito, especialista em administração hospitalar. Pedro Nuno Santos é natural de São João da Madeira, licenciado em Economia pelo ISEG e foi líder da Juventude Socialista.

António Costa Silva é o novo ministro da Economia e do Mar
Engenheiro e professor universitário, foi designado pelo anterior Governo em julho de 2020 para elaborar o documento "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030".

Fernando Medina escolhido por Costa para ministro das Finanças
Antigo secretário de Estado dos governos de José Sócrates e presidente da Câmara de Lisboa entre 2015 e setembro de 2021, Medina sucede a João Leão na pasta das Finanças.

José Luís Carneiro é o novo ministro da Administração Interna
Sucede na pasta da Administração Interna a Francisca Van Dunem, que apenas assumiu funções nesta área no passado dia 04 de dezembro, em acumulação com a Justiça, substituindo então Eduardo Cabrita.

Costa escolhe Ana Catarina Mendes para ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares vai ter dois secretários de Estado dedicados às áreas da Igualdade e Migrações, e da Juventude e Desporto.

Mariana Vieira da Silva é "número dois" do Governo como ministra da Presidência
Como ministra da Presidência, terá três secretários de Estado, dois deles dedicados aos setores do Planeamento e da Administração Pública.

Duarte Cordeiro vai ser ministro do Ambiente e da Ação Climática
Além de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares entre 2019 e 2021, desempenhou as funções de vereador da Câmara de Lisboa a partir de 2013, tendo passado a ser vice-presidente desta autarquia em 2015.

Ataque deixa inoperacionais vários portais moçambicanos na Internet
Entre os alvos estão os portais do Instituto Nacional de Gestão de Desastres, da Administração Nacional de Estradas, da Administração Regional de Águas do Sul ou do Instituto Nacional de Transportes Terrestres.

Marcelo promulga decreto-lei que estabelece alívio de medidas
Foi também aprovada uma resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental.

Morreu o cineasta Lauro António
O realizador de filmes como "Manhã Submersa" e "O Vestido Cor de Fogo" era também crítico de cinema, professor e diretor de festivais.

"Sentidas condolências." Marcelo falou com viúva de motorista português que morreu em Calais
Um motorista português de veículos pesados morreu a 19 de dezembro perto de Calais, após alegados confrontos com três migrantes que teriam subido a bordo do camião para passarem a fronteira com o Reino Unido.

Marcelo promulga decretos sobre pensões por deficiência, creches e sistema fiscal
Um dos diplomas operacionaliza a criação de uma conta-corrente entre os contribuintes e o fisco, prevendo a suspensão do pagamento de impostos por parte dos titulares de créditos fiscais.

Marcelo promulga novas obrigações declarativas de políticos e altos cargos públicos
Decreto estabelece que titulares de cargos políticos e altos cargos públicos devem indicar na declaração única de rendimentos, património, interesses, incompatibilidades e impedimentos as garantias patrimoniais de que sejam beneficiários, incluindo promessas de "vantagem patrimonial, efetivamente contratualizada ou aceite durante o exercício de funções ou nos três anos após o seu termo, ainda que implique concretização futura".
