Execução do IVAucher fica a menos de um quarto do orçamentadoDespesa ascendeu a apenas 47,5 milhões de um total de 200 milhões de euros alocados à medida.
Medidas de resposta à pandemia agravaram défice em 2,6% até setembroMaior parte do agravamento da despesa surgiu de medidas como subsídios de apoio ao emprego e prestações sociais de apoio ao rendimento das famílias.
Novas medidas custam menos 410 milhões de euros que o estimado pelo GovernoEm causa estão as novas orientações políticas que "contêm medidas fiscais direcionadas às famílias e às empresas".
"Nós tínhamos de saber mais sobre o Orçamento"Susana Peralta considera que a falta de transparência "afasta as pessoas do processo orçamental e, ao afastar as pessoas do processo orçamental, as pessoas acham que aquilo é uma espécie de monstro de sete cabeças e que não nos diz respeito".
UTAO alerta que despesa com educação e saúde indicia suborçamentação repetidaGraus de execução até julho foram de 60,1% na Saúde e de 59,6% no Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar.
Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previstoDocumento assinala também que, "no primeiro semestre de 2021, as emissões de dívida efetuadas pelo Estado, líquidas de amortizações (na ótica de tesouraria) excederam largamente as do período homólogo".
Tribunal de Contas: parcerias público-privadas hospitalares "geraram poupanças"O TdC comparou "a eficiência económica das PPP, face a hospitais de gestão pública".
Pandemia custou 4,5 mil milhões de euros às contas públicas em 2020Foram registadas perdas de receitas no montante de 1,4 mil milhões de euros e um aumento da despesa primária na ordem de 3,1 mil milhões.
Medidas de resposta à pandemia agravaram défice em 1,9%Em contas nacionais o impacto das medidas de resposta à pandemia "corresponde, maioritariamente, a medidas de agravamento da despesa das Administrações Públicas".