Superlua azul pode ser vista esta noite. Fenómeno raro também será visível em Portugal
A NASA refere que a próxima superlua azul só voltará a aparecer em 2037.
Corpo do artigo
O céu vai iluminar-se esta noite (de quarta para quinta-feira) com mais uma superlua. Esta é a segunda superlua do mês de agosto, também conhecida por "lua azul". O fenómeno raro será visível em todo o mundo e Portugal não é exceção.
"A lua passa todos os meses pelo ponto mais próximo da Terra (perigeu) e pelo ponto mais distante da Terra (apogeu). Quando a lua está no ponto mais próximo da Terra, ou perto dela, ao mesmo tempo que está cheia, ela é chamada de superlua. Durante o fenómeno, como a lua cheia está um pouco mais próxima da Terra do que o normal, ela parece maior e mais brilhante no céu", explica a NASA.
As superluas parecem, de acordo com a agência espacial dos EUA, "cerca de 14% maiores do que quando está mais distante da Terra". "Como a Lua estará perto de nós na sua órbita, ela parecerá um pouco mais brilhante do que o normal", destaca a NASA. Desta vez, o satélite natural estará a 357,344 quilómetros de distância da Terra, cerca de 50 mil quilómetros mais próximo do que o habitual.
A segunda superlua deste mês de agosto é também conhecida por "lua azul", mas essa designação nada tem a ver com a sua cor. Segundo a agência espacial norte-americana, o termo é utilizado quando há "duas luas cheias num único mês". No entanto, nem todas as luas azuis são superluas.
"O ciclo da Lua é de 29,5 dias, um pouco mais curto do que a duração média de um mês. Eventualmente, essa lacuna resulta numa lua cheia que acontece no início de um mês, com dias suficientes para outro ciclo completo - ou seja, uma segunda lua cheia no mesmo mês. Por outras palavras, uma lua cheia que acontece no primeiro ou segundo dia de um mês provavelmente será seguida por uma segunda lua cheia no dia 30 ou 31", esclarece a NASA.
A primeira lua cheia de agosto ocorreu logo no início do mês, no dia 1, o que coincidiu também com uma superlua, num fenómeno que se repete esta noite, de 30 para 31 de agosto, o que faz com que esta seja uma superlua azul.
Duas superluas no mesmo mês é um acontecimento considerado raro. Tanto é assim que a próxima superlua azul só voltará a aparecer em 2037.
A próxima superlua está prevista para setembro, na noite de 28 para 29, numa altura em que a Lua estará a uma distância de 361.552 quilómetros da Terra.