A Aministia Internacional congratulou-se com a captura de Radovan Karadzic. O porta-voz da secção portuguesa desta organização diz que esta captura só foi possível devido à colaboração da autoridades da Sérvia.
Corpo do artigo
O porta-voz da secção portuguesa da Amnistia Internacional congratulou-se pela captura do antigo líder dos sérvios da Bósnia que, na opinião de Pedro Krupenski, apenas foi possível devido à colaboração das autoridades de Belgrado.
«Se não houver a colaboração dos Estados em deter os procurados no contexto geográfico em questão então o Tribunal [Penal Internacional] fica sem possibilidade de actuar», afirmou Pedro Krupenski à TSF.
Este responsável da secção portuguesa da AI mostrou-se ainda satisfeito com uma «maior operacionalidade do Tribunal Penal Internacional a emitir mandados de captura».
Pedro Krupenski lembrou os casos de Jean-Pierre Bemba, antigo vice-presidente da República Democrática do Congo, e do presidente do Sudão Omar el-Bechir, como exemplos de «combate da impunidade pela prática de crimes sejam eles quais forem».