O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, felicitou hoje Barack Obama pela sua reeleição, afirmando que a vitória do democrata é um «sinal encorajador para o futuro dos Estados Unidos» e do «mundo».
Corpo do artigo
Di Rupo «felicitou calorosamente Barack Obama pela sua vitória», indicou um comunicado do chefe do Governo belga, a primeira mensagem de um líder internacional a ser divulgada pelas agências internacionais.
«A sua reeleição é um sinal encorajador para o futuro dos Estados Unidos, do mundo inteiro e, portanto, também do nosso. Os americanos optaram por uma América mais justa e tolerante», acrescentou a nota informativa do governante belga.
Di Rupo saudou igualmente «as escolhas progressistas e as opções de política internacional do Presidente Obama», que «privilegia uma abordagem multilateral baseada no respeito mútuo, no diálogo e na cooperação».
«A sua reeleição vai permitir intensificar os esforços da Europa e dos Estados Unidos para a paz e a prosperidade no mundo», salientou.
«Os cidadãos norte-americanos também confirmaram a validade das reformas fundamentais desencadeadas sob a sua presidência para uma maior justiça e proteção social", indicou o primeiro-ministro belga, recordando, entre outros aspetos, as reformas no sistema de saúde.
Barack Obama foi hoje reeleito Presidente dos Estados Unidos, superando os 270 votos no colégio eleitoral, o limite necessário para garantir a eleição e derrotar o candidato republicano Mitt Romney, segundo avançaram os canais de televisão norte-americanos CNN, MSNBC e CBS.