O Partido Democrata vai manter o controlo do Senado norte-americano, segundo as principais projeções das eleições de terça-feira nos EUA, um revés para os republicanos, que preservam porém o controlo da Câmara dos Representantes.
Corpo do artigo
Um terço dos cem lugares do Senado estava em disputa nas eleições realizadas e as principais projeções dos media norte-americanos apontavam para 23 nomeações para o Partido Democrata, do Presidente apontado como reeleito, Barack Obama, e 10 para o partido Republicano.
Um dos momentos mais desapontantes para os republicanos na noite eleitoral, que se prolongou ao longo da madrugada de hoje, foi a derrota em Massachusetts de Scott Brown, que o partido apostava para recuperar a maioria perdida em 2006 da câmara alta do Congresso norte-americano.
Brown vencera uma eleição intercalar em 2010 para substituir o falecido democrata Edward Kennedy, mas na terça-feira perdeu para Elizabeth Warren.
As principais previsões apontam contudo para o controlo dos republicanos dos 435 lugares da Câmara dos Representantes, todos em disputa na votação de terça-feira, o que significa que estas eleições não alteram a anterior correlação de forças políticas em Washington.