O presidente norte-americano assegurou que disse directamente a Vladimir Putin na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos que os ataques russos na Geórgia são «inaceitáveis». George W. Bush garantiu também ter feito estas afirmações a Dmitri Medvedev.
Corpo do artigo
O presidente norte-americano garantiu ter dito ao primeiro-ministro russo em plena cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos que considerava que os ataques russos na Geórgia são «inaceitáveis».
«Disse: esta violência é inaceitável. Não só o disse a Vladimir Putin, mas também ao presidente Dmitri Medvedev», sublinhou George W. Bush, numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana NBC.
Bush acrescentou ainda que estava «profundamente inquieto com a reacção desproporcionada da Rússia e que condenávamos firmemente os bombardeamentos fora da Ossétia do Sul».
Antes, o vice-presidente norte-americano tinha dito que os EUA estavam solidários com a Geórgia e avisou que a continuação da «agressão» russa sobre alvos militares e civis teria «graves consequências» nas relações com os EUA.
Segundo a porta-voz de Dick Cheney, Lea Anne McBride, o vice-presidente terá dito ao presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que a «agressão russa não pode passar sem resposta» e que esta poderia também vir a ter consequências nas relações com toda a comunidade internacional.