O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas reune-se de urgência na sexta-feira em Nova Iorque, a partir das 10:00 locais (15:00 de Lisboa), a propósito da queda do avião malaio.
Corpo do artigo
A reunião foi anunciada pelo Ruanda, que está a desempenhar a presidência rotativa do Conselho e deve ser pública, tenso sido solicitada pelo Reino Unido.
O Boeing 777 da Malaysia Airlines, partido de Amesterdão para Kuala Lumpur, caiu no leste da Ucrânia, numa zona controlada por separatistas pró-russos.
Responsáveis dos EUA disseram à agência noticiosa AFP que o aparelho foi abatido por um míssil terra-ar, mas com a origem ainda por determinar.
Entretanto, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu «um inquérito internacional completo e transparente».
Durante uma breve declaração na sede da ONU, em Nova Iorque, exprimiu as suas «sinceras condolências às famílias e aos próximos das vítimas, bem como ao povo da Malásia», acrescentando que «é evidente que é preciso um inquérito completo e transparente».