A RTBF e o Le Monde avança que um segundo suspeito do atentado no metro está a ser procurado pelas autoridades. Ainda não foi identificado um dos homens da foto das câmaras de segurança do aeroporto.
Corpo do artigo
O segundo suspeito do ataque ao metro que estará a ser procurado pelas autoridades aparece nas imagens de segurança ao lado de Khalid el-Bakraoui, o bombista suicida já identificado, e transporta um saco. A informação é do canal de televisão belga RTBF e o jornal francês Le Monde. Para já não se conhece a identidade deste homem.
Na última conferência de imprensa, ao início da tarde de quarta-feira, o Procurador belga confirmou a identidade de Khalid el-Bakraoui, um dos autores do ataque ao metro, e do irmão Ibrahim el-Bakraoui, que se fez explodir no aeroporto. Os dois homens, com cidadania belga, estarão ligados aos atentados de 13 de novembro em Paris.
O Governo da Turquia diz que deportou Ibrahim duas vezes no verão de 2015, em julho e agosto, mas que nenhum crime foi cometido em território turco. A primeira deportação foi administrativa e aconteceu por suspeitas de que o homem fosse um rebelde.
Já na quarta-feira o presidente turco Recep Erdogan tinha avançado a detenção e deportação para a Holanda em julho. Na altura, as autoridades da Bélgica terão sido avisadas da hipótese de Ibrahim el-Bakraoui ser um jihadista do Estado Islâmico. Agora, há informação do Governo turco de que Ibrahim
Ibrahim é o homem identificado com o número 2 nesta imagem divulgada pelas autoridades, captada pelas câmaras do aeroporto.
A imprensa belga e francesa revelou que Najim Laachraoui (o número 1 na imagem) será o segundo bombista do aeroporto, mas ainda não há confirmação oficial. Há ainda um terceiro homem (nesta fotografia com o número 3) que continua a ser procurado.
Os últimos números oficiais dão conta de pelo menos 31 mortos e 300 feridos. A identidade das vítimas já começou a ser conhecida.
Esta quinta-feira há uma reunião de emergência dos ministros da Administração e da Justiça que pode determinar regras mais apertadas no controlo das fronteiras e nos transportes de passageiros. A reunião deve aprovar uma posição comum dos 28 de condenação dos atentados.
A TSF tem acompanhado, minuto a minuto, tudo o que se passa na Bélgica. Veja aqui:
[liveblog:1323333]