O Ministério japonês da Defesa acredita que a Coreia do Norte tem tecnologia suficiente para atingir a costa oeste dos Estados Unidos, revelou hoje a agência Kyodo.
Corpo do artigo
O desenvolvimento do arsenal do regime norte-coreano agora liderado por Kim Jong-un «entrou numa nova fase» capaz de provocar «grande preocupação» na comunidade internacional, revela um relatório apresentado pelo ministro Itsunori Onodera durante uma reunião do Gabinete de Segurança Nacional.
O documento, escrito com informações relativas ao lançamento em dezembro de um foguete de longo alcance por Pyongyang, salienta que o Japão enfrenta «ameaças crescentes» da Coreia do Norte e adverte para a necessidade de garantir que a tecnologia do país não chegue a outros países.
O relatório foi tornado público após o regime da Coreia do Norte ter revelado a realização de um terceiro ensaio nuclear, embora não tenha indicado nenhuma data e o tenha feito após o aumento de sanções das Nações Unidas.
A Coreia do Norte já realizou dois ensaios nucleares, em 2006 e 2009, e assegurou que um novo teste terá um «nível maior», o que para a Coreia do Sul significa que o regime de Pyongyang poderá usar urânio altamente enriquecido.