Aos 63 anos, o capitão do exército reformado, Jair Bolsonaro, é investido como 38.º Presidente do Brasil. Durante o primeiro discurso, o chefe de Estado agradeceu a Deus e aos brasileiros.
Corpo do artigo
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse no discurso que proferiu junto ao Palácio do Planalto, em Brasília, que este "é o dia em que o povo se começou a libertar do socialismo".
"Coloco-me diante de toda a nação neste dia como o dia em que o povo se começou a libertar do socialismo, a libertar-se da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto", disse Bolsonaro perante milhares de apoiantes e ladeado pela sua mulher e por uma intérprete de linguagem gestual.
"As eleições deram voz a quem não era ouvido, a voz da rua e das urnas foi muito clara", disse o novo Presidente num discurso em que, no final, levantou uma bandeira do Brasil e disse: "Esta é a nossa bandeira, jamais será vermelha, e daremos o nosso sangue para mantê-la verde e amarela.
O dia da tomada de posse do novo Presidente do Brasil
19h26 - Marcelo Rebelo de Sousa cumprimenta novo Presidente brasileiro.
19h12 - O Presidente brasileiro voltou a agradecer a Deus e aos brasileiros.
Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a corrupção e as vantagens que "precisam de acabar", referindo que "os interesses dos brasileiros [estão] em primeiro lugar"
"O brasileiro pode e deve sonhar", reforçou, acrescentando que agora é altura de ir em busca do melhor para a população.
19h12 - Jair Bolsonaro volta a discursar, desta vez para o povo.
19h10 - Primeira-dama discursa em língua gestual na tomada de posse de Bolsonaro.
19h01 - Está passado o testemunho. Michel Temer dá a faixa presidencial a Jair Bolsonaro.
18h57 - Jair Bolsonaro chega ao Planalto para ser recebido por Michel Temer.
18h48 - E, mesmo durante a tomada de posse, Bolsonaro não demorou a responder ao Presidente norte-americano. "Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!", escreveu no Twitter.
Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!
- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 1, 2019
18h45 - Donald Trump deu os parabéns ao novo Presidente brasileiro através do Twitter. Parabéns ao Presidente Jair Bolsonaro que acabou de fazer um excelente discurso de posse. Os EUA estão consigo!", escreveu o chefe de Estado norte-americano.
Congratulations to President @JairBolsonaro who just made a great inauguration speech - the U.S.A. is with you!
- Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 1, 2019
18h37 - Ouve-se hino brasileiro e uma salva de 21 tiros de canhão na tomada de posse.
17h38 - Lula da Silva apelou à "resistência" do povo brasileiro na véspera de Bolsonaro tomar posse.
17h21 - "Quero agradecer a Deus por estar vivo e pelas mãos dos profissionais que operaram um verdadeiro milagre", começa por dizer o novo Presidente brasileiro, agradecendo também aos brasileiros por terem votado em si. "O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos".
Bolsonaro assegura que é "com humildade" que volta ao Congresso brasileiro para "servir a população brasileira". "Hoje aqui estou fortalecido, emocionado e agradecido a Deus e aos brasileiros".
"Vamos unir o povo, respeitar as religiões e nossa herança judaico-cristã (...) enfrentando a ideologia de género, o Brasil será livre", acredita o Presidente brasileiro.
O chefe de Estado do Brasil pretende "restaurar e reerguer a pátria" lutando contra a corrupção e criminalidade. "O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas".
"Temos oportunidade única de reconstruir o nosso país e de resgatar a esperança dos brasileiros", reforçou.
O novo Presidente brasileiro acredita que este será um "novo capítulo" da história do Brasil, em que o país será visto como "forte".
Durante o discurso, Jair Bolsonaro recordou alguns dos pontos fortes da sua campanha, entre os quais a questão das armas: "O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender".
17h19 - Bolsonaro inicia discurso e agradece a presença dos chefes de Estado presentes na tomada de posse e restantes presentes.
17h16 - Chefe de Estado brasileiro assina documentos oficiais da tomada de posse antes de discursar no Congresso Nacional.
17h12 - Jair Bolsonaro é oficialmente o 38.º Presidente do Brasil.
17h10 - Novos Presidente e vice-Presidente do Brasil tomam posse. Antonio Hamilton Mourão e Jair Bolsonaro fazem juramento da constituição. Novo chefe de Estado brasileiro jurou cumprir a constituição e manter a integridade do país.
17h06 - Ouve-se o hino nacional do Brasil no Congresso Nacional.
17h05 - Veja a tomada de posse de Jair Bolsonaro em fotografias.
17h02 - Bolsonaro encontra-se dentro da Câmara dos Deputados, onde se dá a tomada de posse.
16h57 - Novo Presidente brasileiro caminha na passadeira vermelha até ao Congresso Nacional.
16h49 - Bolsonaro desfila num Rolls-Royce descapotável entre a Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional. Presidente e a mulher seguem em pé, no carro, e acenam ao povo brasileiro.
16h44 - Novo Presidente brasileiro já chegou à Catedral Metropolitana de Brasília acompanhado pela mulher.
16h40 - Bolsonaro já saiu da Granja do Torto e vai em direção à Catedral Metropolitana de Brasília.
16h35 - A última mensagem antes da posse. Bolsonaro fala aos brasileiros pelas redes sociais
A minutos do início da cerimónia de posse de Jair Bolsonaro, esta terça-feira, o novo Presidente brasileiro deixou uma mensagem a pedir o apoio dos brasileiros.
16:07 - Numa sala sem janelas nem água. Jornalistas abandonam posse por falta de condições
Os jornalistas internacionais destacados para fazer a cobertura da cerimónia de posse de Jair Bolsonaro, esta terça-feira, estão a abandonar a investidura do novo presidente brasileiro, devido às restrições impostas aos meios de comunicação social.
Há relatos de profissionais de países como China e França que estão a abandonar a investidura de Jair Bolsonaro, em Brasília, por não terem condições para realizar o seu trabalho.
De acordo com a rádio brasileira CBN, os jornalistas foram mesmo proibidos de sair de uma sala de imprensa sem janelas e ficaram sem acesso a água.
Jair Bolsonaro é investido, numa cerimónia que se estende ao longo do dia, com receções, discursos e desfiles, e que fica marcada por medidas de segurança nunca antes vistas.
Estima-se que perto de 500 mil brasileiros, chegados de todos os cantos do país, estejam presentes na Praça dos Três Poderes, para aclamar o 38.º presidente da história do Brasil.
Além de Bolsonaro, governadores dos 36 Estados e do distrito federal irão também ser empossados.
A cerimónia vai contar com delegações de mais de 60 países. Entre os convidados estão o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o Brasil entre 2003 e 2016, o Partido Socialismo e Liberdade e o Partido Comunista já anunciaram que vão boicotar a posse do novo Presidente brasileiro e que não irão estar na cerimónia de investidura.
Jair Bolsonaro está na política brasileira há 28 anos e, antes de vencer as presidenciais em 2018, foi eleito deputado sete vezes consecutivas, sem nunca ter ocupado um cargo importante no parlamento.
Capitão do Exército reformado e defensor da ditadura militar, Bolsonaro tem um discurso marcado por posições extremas em defesa da autoridade do Estado e dos valores da família cristã. É favorável ao porte livre de armas e defende o combate à violência no Brasil.
A agenda para a investidura de Jair Bolsonaro:
16h45 - Desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional
17h - Abertura da Sessão Solene de Posse no Plenário da Câmara dos Deputados
17h45 - Término da sessão solene na Câmara dos Deputados
18h10 - Cerimónia de Execução do Hino Nacional, seguida de salva de tiros e revista de tropas, na rampa do Congresso Nacional
18h25 - Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto
18h30 - Chegada do cortejo ao Palácio do Planalto
18h40 - Recebimento da faixa presidencial, seguida de pronunciamento oficial à Nação
19h - Cumprimentos dos Chefes de Governo e de Estado
19h30 - Cerimónia de nomeação dos ministros no Salão Nobre do Palácio do Planalto
20h15 - Fotografia oficial no Salão Oeste do Palácio do Planalto
20h45 - Partida do cortejo presidencial para o Palácio Itamaraty
21h - Receção oferecida pelo presidente Jair Bolsonaro e primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio Itamaraty