Acordos a dois, ou a três, ou sem acordos. Uma legislatura mais curta, sem força para aguentar quatro anos. Tudo é possível, é pelo menos essa a opinião do jornalista de política do "El Español", Daniel Basteiro.
Corpo do artigo
Um novo jornal vai receber um novo governo. O "El Español" começou a poder ser lido, através da internet, a partir de outubro e desde então tem sido muita a agitação.
Nos últimos dias o trabalho tem aumentado com a campanha eleitoral, a primeira que este jornal está a cobrir. Daniel Basteiro, jornalista de política está a acompanhar a par e passo os principais candidatos.
Sobre o futuro diz que "há muitas dúvidas sobre a governabilidade do país a partir do dia 20 e sobre se vai haver uma maioria estável que, por outra parte, garanta a recuperação e enfrente os muitos desafios que há pela frente.
É um cenário inédito, incerto e que vamos ver como se desenrola." Para este jornalista, são muitas as incertezas mas há uma garantir, o "cambio", a mudança, vai mesmo acontecer.
A partir daí vai existir "a possibilidade de acordos, pontes e de ceder em posições que parecem, agora em campanha, intocáveis, mas que daqui a uns dias vamos perceber que não é bem assim, e um acordo vai ser imprescindível, não só para formar governo mas também para aprovar leis fundamentais para o país.