O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje, à chegada à reunião extraordinária em Bruxelas sobre a Grécia, que o objetivo deste encontro é ouvir as ideias do novo ministro grego, Yanis Varoufakis, e «iniciar discussões».
Corpo do artigo
«Vamos dar as boas vindas ao ministro grego hoje ao Eurogrupo, ouvir os planos do novo Governo grego, e ver em que bases poderemos prosseguir o nosso apoio à Grécia. Como sabem, formalmente ainda temos um programa (até final do mês), pelo que a primeira questão é como prosseguir esse programa. Vamos iniciar as discussões (...) Não espero um desfecho hoje, tenho sido muito claro sobre isso, este é apenas o início das nossas conversações», declarou.
Insistindo que o encontro de hoje serve sobretudo para ouvir «as ideias e os planos» do novo Governo grego, para então arrancarem discussões, Dijsselbloem admitiu que, pela sua parte, vai manifestar ao ministro grego a sua «esperança de que continuem comprometidos com o caminho das reformas», o que considerou «crucial» para a Grécia.
«Vou expressar a minha esperança de que continuem comprometidos com o caminho das reformas. Regressaram ao crescimento no ano passado, alcançaram um 'superavit' primário, e é crucial para a Grécia continuar nesse caminho. Como e em que condições será discutido hoje. Vamos ouvir as suas novas ideias e ambições e depois começam as discussões», concluiu.
Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje em Bruxelas a partir das 17:30 locais (16:30 de Lisboa), numa reunião extraordinária sobre a Grécia, que assinala a estreia no Eurogrupo do ministro Varoufakis, que irá apresentar aos seus parceiros os novos planos de Atenas.