Os brasileiros escolheram. Jair Bolsonaro sucede a Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil. A TSF mostra-lhe a noite eleitoral, ao minuto.
Corpo do artigo
02h40 Vídeo: as promessas de Bolsonaro
Em discurso após a vitória, o presidente eleito promete defender a constituição, a liberdade e a democracia
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/10/constituicao_democracia_liberdade_bolsonario_presidente_20181029020609/hls/video.m3u8
02h01 Contas fechadas
Com 100% das urnas apuradas, está fechada a contagem. Jair Bolsonaro vence com 55,135%, Haddad fica pelos 44,85% (46.969.763 votos).
1h33 Trump felicitou Bolsonaro pela vitória
Presidente dos Estados Unidos entrou em contacto com Bolsonaro depois de serem conhecidos os resultados eleitorais no Brasil. Veja aqui
1h24 Portugal deve manter "ótimas relações" com o Brasil, diz PSD
PSD acredita que, independentemente do vencedor, há relações que devem ser mantidas. Eis a reação do PSD.
01h05 PCP considera que está em curso "poder de cariz ditatorial"
Os comunistas portugueses reagiram ao resultado da eleição de Jair Bolsonaro e alertaram para um "um gravíssimo desenvolvimento da ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e do povo". Leia a reação do PCP.
00h43 Brasileiros saíram à rua
Os apoiantes de Jair Bolsonaro estão nas ruas a festejar a vitória eleitoral que levou o candidato do PSL à Presidência da República do Brasil. O país está em festa, inclusive a Avenida Paulista que se vestiu de amarelo e verde, com milhares de pessoas a gritarem por Bolsonaro e com slogans de apoio ao novo Presidente em cartazes e t-shirts. Veja as imagens.
00h35
Com 99,99% das urnas apuradas,Jair Bolsonaro vence com 55,15% (57.765.131 votos), enquanto Haddad se ficou pelos 44,87%.
00h07 Apenas uma mulher
Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores (PT) será a única mulher a assumir o cargo de governadora nos 27 governos resgionais do Brasil. Foi eleita governadora do Rio Grande do Sul.
00h25 Governos regionais dos três maiores estados brasileiros liderados por apoiantes de Bolsonaro
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro serão liderados por candidatos que declararam apoio a Jair Bolsonaro.
O estado do Rio de Janeiro elegeu o ex-juiz Wilson Witze, em Minas Gerais o candidato mais votado foi o milionário Romeu Zema e o ex-prefeito de São Paulo, João Dória, venceu as eleições para governador em São Paulo.
00h29 Bolsonaro, o 1.º Presidente brasileiro que já é arguido
Brasil foi a votos para escolher o novo Presidente da República. Independentemente da escolha - Bolsonaro ou Haddad -, os eleitores estavam a votar num candidato que já era arguido em casos judiciais.
23h52 "Paz e harmonia"
"Tenho a convicção de que o presidente eleito fará um governo de muita paz e harmonia que é o que o nosso país necessita", disse o Presidente brasileiro, Michel Temer, conferência de imprensa no Palácio do Planalto.
23h19 Bolsonaro no Twitter
1056685297377992704
23h16 Fernando Haddad fala pela primeira vez após derrota. Veja aqui
23h13 António Costa cumprimenta Bolsonaro em nome do Governo
"O Governo português cumprimenta o Presidente eleito do Brasil, país com o qual mantemos uma relação bilateral intemporal, assente numa língua comum, em fortes laços históricos, económicos e culturais, e na presença, em ambas as sociedades, de comunidades dinâmicas e plenamente integradas", refere o primeiro-ministro, depois de questionado pela agência Lusa sobre os resultados na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras.
22h42 Bolsonaro discursa no Facebook. Veja aqui
22h37 Marcelo felicita Bolsonaro
"O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, na qual fez referência aos laços de fraternidade que unem Portugal e o Brasil e à significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes residentes no Brasil, bem à cada vez mais importante comunidade brasileira no nosso País", pode ler-se no site da Presidência.
22h08 Bolsonaro é o novo presidente do Brasil
Com 96% dos resultados apurados, Jair Bolsonaro, vence as eleições. Para já conta com 55% dos votos e Fernando Haddad 44%.
TSF\audio\2018\10\noticias\28\brasil_ricardo_alexandre_perfil_bolsonaro
22h00 Urnas encerradas
Primeiras projeções do IBOPE dão vitória a Jair Bolsonaro (PSL), com 56% dos votos. Fernando Haddad (PT) fica-se pelos 44%.
21h43 Na casa de Boslonaro já se festeja
Centenas de apoiantes deJair Bolsonaro concentram-se em clima de festa junto à sua casa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em clima de festa. "Tudo vai mudar", gritam.
21h25: Brasileiros elegem 14 governadores regionais
As sondagens divulgadas após o fecho das urnas nos principais estados brasileiros apontam para a vitória dos candidatos a governador que têm demonstrado apoio a Jair Bolsonaro.
21h00: Retratos de um Brasil a votos
Enquanto os apoiantes do ex-militar Bolsonaro fizeram flexões e 'enterraram' o PT, os candidatos de Haddad levaram rosas para as urnas. Veja aqui as melhores fotos do dia.
20h41: "Lute como uma garota"
Uma mulher, presidente de uma mesa de voto em Curitiba foi dispensada por usar uma tshirt com o slogan: "Lute como uma garota". Conta o Estadão que a peça de vestuário é igual a uma que é normalmente utilizada pela candidata a vice-presidente, Manuela D"Ávila (PCdoB), na equipa do candidato Fernando Haddad (PT).
A designer de 28 anos, Cassia Moro Bruel, conta que usou a tshirt durante toda a manhã, mas "estava de casaco, talvez não tenha dado para ver direito a camiseta", explicou. A ordem de expulsão apareceu depois de almoço.Foi dada pelo juiz da 1.ª Zona Eleitoral, em "atendimento a denúncia de eleitores".
20h26: Temer vai falar após serem conhecidos os resultados
O Presidente do Brasil, Michel Temer, pretende falar ao país após a divulgação do resultado da eleições presidenciais, informa o jornal brasileiro Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, o chefe de Estado brasileiro convocou assessores e auxiliares para comparecerem no Palácio do Alvorada, em Brasília, onde acompanhará a apuramento da votação e fará o seu discurso.
O Presidente brasileiro votou na cidade de São Paulo, ao início da manhã, e disse estar "pronto" para iniciar o período de transição e os contactos com a equipa do seu sucessor, que assumirá a liderança do Brasil.
20h14: Publicadas as primeiras sondagens à boca das urnas
Ainda não são números relativos à presidência brasileira. Este domingo os brasileiros também escolhem quem vai governar alguns estados, e são esses números que estão a ser avançados pelas televisões.
São Paulo
João Doria (PSDB) - 52%
Márcio França (PSB) - 48%
Rio de Janeiro
Wilson Witzel (PSC) - 55%
Eduardo Pães (DEM) - 45%
Minas Gerais
Romeu Zema (Partido Novo) - 66%
Anastasia (PSDB) - 34%
Distrito Federal
Ibaneis (MDB) - 69%
Rollenberg (PSB) - 31%
Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB) - 52%
José Ivo Santori (MDB) - 48%
19h58: Quase o dobro dos votos. Bolsonaro arrasa em Lisboa
Já há resultados da votação em Lisboa. Bolsonaro ganha em toda a linha.
19h33: Clima "agressivo" à porta de Jair Bolsonaro
Um vídeo gravado pelo jornalista Ricardo Alexandre mostra a forma intimidatória como os jornalistas da Globo são recebidos pelos apoiantes do candidato de extrema-direita.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/10/vid_20181028_wa0002_20181028193741/hls/video.m3u8
18h50: Bolsonaro desentende-se com coordenador da Polícia Federal que faz sua segurança
No regresso a casa de Jair Bolsonaro, após a votação neste domingo (28), houve um desentendimento entre a sua equipa e a segurança da Polícia Federal (PF). Quem faz o relato é o jornal Folha de São Paulo que conta até que Bolsonaro chegou a pedir a substituição do coordenador da equipa de segurança. Essa troca estará a ser avaliada pelo comando da PF.
A divergência terá acontecido quando a comitiva protegida pelos carros blindados da PF chegou ao condomínio onde vive o candidato. Os veículos pararam e policias aproximaram-se do carro de Bolsonaro. Houve um desentendimento, e um dos polícias, "demonstrando irritação e impaciência" sublinha o jornal, bateu no capô da viatura, pedindo que ao motorista para avançar.
Só três minutos depois da altercação, o candidato abriu a porta do veículo e acenou aos apoiantes.
18h45: Artistas votaram com livros nas mãos em protesto contra Bolsonaro
Vários artistas brasileiros votaram com um livro na mão, gesto que, segundo a imprensa, foi feito em defesa da democracia e dos direitos humanos, mas também em protesto contra o candidato Jair Bolsonaro. Entre os nomes que aderiram a este protesto, constam as atrizes Deborah Secco e Debora Falabella, que foram votar munidas, respetivamente, com as obras "A Vida Como Ela É... Em 100 Inéditos", de Nelson Rodrigues, e "O Livro das Semelhanças", de Ana Martins Marques. A atriz Leandra Leal votou no Rio de Janeiro também com um livro nas mãos. A escolha da artista recaiu na obra da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie "Para educar crianças feministas: Um manifesto".
Já o ator Matheus Nachtergaele foi acompanhado da obra "Nunca Juntos mas ao Mesmo Tempo", do coreógrafo Wagner Schwartz. Entre os livros escolhidos por outros nomes da classe artística brasileira que aderiram hoje a este protesto constam obras de Machado de Assis, Conceição Evaristo e Renata Souza.
O protesto foi sugerido na passada terça-feira pela também atriz Elisa Lucinda, que durante uma ação de campanha de Fernando Haddad pediu às pessoas que fossem às urnas com um livro na mão, manifestando assim o seu apoio ao candidato do PT, que foi ministro da Educação nos governos dos ex-Presidentes brasileiros Lula da Silva e Dilma Rousseff.
18h38: "Bolsonero" e "Lulaboy": ficções de um país real
Leia a crónica de Ricardo Alexandre, um dos enviados da TSF ao Brasil. O jornalista afirma que "ganhe quem ganhar", se o resultado das eleições não for aceite, quem perde é o Brasil. "E vai arder".
18h35: Da boca de Bolsonaro e Haddad para o espanto do mundo
Aqui não há "fake news". O que há são frases dos dois candidatos que prometem ficar para história. Estão aqui.
18h25: "Amanhã, ninguém sabe"
Leia a crónica de Ricardo Oliveira Duarte, um dos enviados da TSF às eleições brasileiras. O título do texto foi roubado ao nome de uma música de Chico Buarque, mas o jornalista explica que isso tem uma razão de ser.
18h08: 71 detidos no Brasil
As contas são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que divulgou que até às 11h (hora local) 71 pessoas tinham sido presas em ocorrências relacionadas às eleições. Segundo o TSE, 912 urnas eletrónicas tiveram de ser substituídas, mas em nenhuma houve necessidade de votação manual.
18h00: "Piauí" - Reportagem TSF
Ouça a reportagem de Ricardo Alexandre numa banca de jornais batizada por Tom Jobim.
17h00: Votação encerrada em Portugal
A votação para a segunda volta das presidenciais brasileiras que hoje escolhem o líder do Brasil para os próximos quatro anos já foi encerrada em 33 países e territórios devido aos diferentes fusos horários. Com mais de 60 mil eleitores, o Japão é o segundo maior colégio brasileiro no estrangeiro, ficando só atrás dos Estados Unidos, com 160 mil eleitores inscritos.
Em Portugal, estão registados cerca de 40 mil eleitores brasileiros. As assembleias de voto em Portugal encerraram às 17:00.
13h00 Fernando Haddad já votou
O candidato do PT votou em São Paulo. À porta do local de voto gerou-se alguma confusão entre apoiantes de Haddad e Bolsonaro, com direto a um "panelaço". Cumprido o direito de voto, Haddad manifestou a crença numa 'virada' e disse que "vai lutar até ao fim".
12h30 Bolsonaro já votou
O candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência do Brasil, votou este domingo eram 09h17 no Rio de Janeiro, (12h17 em Lisboa) na escola municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Deodoro, na região oeste do Rio de Janeiro. Vestindo um colete à prova de bala e com a segurança reforçada, o candidato disse muito pouco. Apenas que acreditava na vitória nestas eleições.
12h00 Afluência às urnas é grande
No rio de Janeiro, os cariocas começam a votar com Sol e tempo ameno. Os eleitores podem trazer t-shirts ou autocolantes de apoio aos candidatos mas não podem trazer megafones nem podem ser organizados aglomerados ou manifestações. A reportagem da TSF no local para ler e ouvir aqui.
11h00 Já se vota no Brasil
Urnas abriram às 08h00 locais (11h00 em Lisboa) na maioria dos estados brasileiros. 147 milhões de brasileiros escolhem este domingo o próximo Presidente da República.
10h40 Eurodeputados portugueses em São Paulo acreditam na "virada" de Haddad
Francisco Assis (PS) e João Pimenta Lopes (PCP) estão no Brasil, a convite da candidatura de Fernando Haddad Manuela D'Ávila. Testemunharam o entusiasmo na hipótese de uma reviravolta este domingo. Para ler aqui
10h00 Quem é quem, no dia D para o Brasil? Temos o dicionário eleitoral que lhe dá as respostas para ler aqui.
Houve de tudo na campanha eleitoral brasileira: um festival de "fake news", uma facada decisiva, a omnipresença de Jesus Cristo (e de Lula da Silva), pequenas guerras em família, assassinatos por motivação política, influências externas, mercados nervosos, apoios indesejados e alianças esperadas que nunca chegaram. Eis o resumo, catalogado em 26 letras.