Grécia: Juncker lamenta falta de progressos, Merkel disposta a compromissos sob condições
O presidente da Comissão Europeia manifestou-se hoje preocupado com a falta de progresso das negociações com a Grécia. Já Angela Merkel afirmou que está sempre disposta a fazer compromissos, mas que a credibilidade da Europa depende do cumprimento das regras e da confiança entre os parceiros.
Corpo do artigo
«Estou muito preocupado com a situação, gostaria que tivessem sido dados mais passos ontem à noite», adiantou Juncker, à chegada à reunião informal do Conselho Europeu.
Lembrando que o tema da Grécia vai ser hoje abordado na reunião de chefes de Estado e de Governo da UE, o líder do executivo lamentou a falta de resultados da reunião extraordinária dos ministros das Finanças dos 19 países da zona euro. «Nesta questão não se trata do novo Governo grego, mas sim do povo grego e é isso que temos que ter em conta», salientou.
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a Alemanha está sempre disposta a fazer compromissos, mas que a credibilidade da Europa depende do cumprimento das regras e da confiança entre os parceiros.
«Vou dizer apenas que a Europa tem sempre por objetivo encontrar um compromisso e é esse o êxito da Europa. (...) A Alemanha está pronta para isso, mas também devo dizer que a credibilidade da Europa depende naturalmente do respeito pelas regras e da confiança mútua», disse à imprensa à chegada ao Conselho Europeu de Bruxelas.
A chanceler desvalorizou por outro lado a importância da questão grega na cimeira informal de líderes da União Europeia (UE), afirmando que a questão «vai ter um papel» na cimeira, mas «apenas à margem».
Declarando-se satisfeita por encontrar o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pela primeira vez, a chanceler disse que vai esperar pelas propostas de Atenas, as quais serão «discutidas no quadro dos ministros das Finanças (da zona euro), que se reúnem outra vez na segunda-feira».