O Produto Interno Bruto da Escócia é ligeiramente superior a 160 mil milhões de euros, cerca de 30 mil euros por habitante. No conjunto do Reino Unido, a economia escocesa representa 9% do PIB.
Corpo do artigo
Em 2012, o valor das exportações escocesas, não contabilizando o petróleo e o gás, ultrapassou os 32 mil milhões de euros. 60 por cento dessas exportações tiveram como destino o Reino Unido.
Segundo dados do governo de Londres, um em cada dez empregos na Escócia depende do comércio com a Inglaterra e com a Irlanda.
O Reino Unido é o maior produtor de petróleo da União Europeia e os independentistas escoceses reclamam 90% das reservas do Mar do Norte.
Os números apresentados por Londres e Edimburgo não coincidem, mas um economista da consultora Merill Lynch defendeu, em declarações à agência France Presse, que o gás e petróleo poderiam representar 15% da economia de uma Escócia independente.
Nesta altura, o produto que representa a maior fatia das exportações escocesas é o whisky, vale 5 mil milhões de euros e emprega 35 mil pessoas.
No setor financeiro, os maiores bancos ameaçaram mudar-se para Londres caso o "sim" ganhe o referendo. Neste setor na Escócia trabalham 200 mil pessoas, 8% do mercado de trabalho.
Londres diz que os bancos contribuem com quase 9 mil milhões de euros para a economia escocesa. Os independentistas defendem que uma eventual mudança das sedes não teria impacto nas operações bancárias nem no emprego. Alegam que se trataria apenas de um procedimento técnico.