O presidente norte-americano reeleito, Barack Obama, afirmou no discurso da vitória, frente aos apoiantes em Chicago, que «para os Estados Unidos da América o melhor ainda está para vir».
Corpo do artigo
O democrata Barack Obama felicitou também o seu adversário republicano Mitt Romney pela «campanha entusiástica».
No discurso da vitória, Barack Obama, acompanhado pela sua família, afirmou que vai trabalhar com Romney para «fazer avançar o país».
As palavras de Obama foram proferidas no centro de convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois, perante milhares de apoiantes.
Antes de pronunciar o discurso de vitória, o democrata surgiu no palco na companhia da sua mulher Michelle e das suas duas filhas, Malia e Sasha, que foram saudadas de forma calorosa pelos apoiantes democratas.
Obama assegurou que regressa à Casa Branca «mais determinado e mais inspirado do que nunca», sublinhando que "nunca esteve tão esperançoso em relação à América".
Entre as tarefas pendentes citou a reforma do sistema de imigração, a redução do défice e a reforma do código tributário.
Num discurso inflamado de cerca de 25 minutos, Obama fez questão de repetir a mensagem de esperança: «Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está para vir».
«Apesar de todas as nossas diferenças, a maioria partilha as esperanças para o futuro da América», afirmou o Presidente reeleito perante milhares de apoiantes que gritavam, aplaudiam e entoavam a frase "Four more years!" (Mais quatro anos!").
«É para lá que devemos ir. Em frente!», disse Obama, repetindo um dos lemas da campanha democrata.
O Presidente reeleito não esqueceu a família, dedicando palavras carinhosas à mulher e às duas filhas que «estão a crescer para serem fortes, inteligentes e umas mulheres lindas como a vossa mãe».
No final do discurso, a família de Barack Obama voltou a surgir no palco. O vice-presidente reeleito, Joe Biden, e outros membros da equipa da campanha democrata também apareceram e saudaram os apoiantes.