O debate foi pedido pelo Bloco de Esquerda. O recente caso dos Documentos do Panamá é o mote para discutir as consequências dos paraísos fiscais, em particular o offshore da Madeira.
Corpo do artigo
O líder da bancada bloquista Pedro Filipe Soares defende que, ainda que a polémica dos Documentos do Panamá vá muito além de Portugal e seja de uma dimensão que não se compara aos problemas do offshore da Madeira, o país não deve alhear-se deste caso.
Obrigar as entidades financeiras a registar todas as transferências para offshore é uma das medidas que será apresentada durante o debate desta quarta-feira, mas o Bloco de Esquerda deve avançar com propostas mais concretas.
Também o PCP promete insistir na questão do offshore da Madeira. Jerónimo de Sousa lembra que os comunistas sempre se opuseram a paraísos fiscais.
Sobre o caso dos Documentos do Panamá, Jerónimo de Sousa considera "estranha e incompleta" a investigação e questiona o porquê de neste caso não haver qualquer referência a fugas de capital norte-americano.
O secretário-geral do PCP diz, no entanto, que a investigação é a prova de que o problema da evasão fiscal é mesmo uma realidade.
O debate no Parlamento arranca às 15:00.