Avião desapareceu no Mediterrâneo, com um português entre as 66 pessoas a bordo. Há um novo Simplex com muitas novidades. E outras 3 notícias para começar o dia bem informado, com a TSF.
Corpo do artigo
Um avião desapareceu no Mediterrâneo com 66 passageiros a bordo. Um era português. O Airbus A320 com destino ao Cairo partiu de Paris e desapareceu dos radares pouco antes da hora prevista para aterrar. O Governo francês voltou a ligar o sinal de alarme e as autoridades do Egito e da Grécia já desencadearam as operações de busca. Há sinais de uma possível explosão no ar - mas ainda não confirmados. A TSF está a seguir as pistas sobre o caso aqui, em liveblog, com atualizações permanentes em antena, a cada noticiário.
Vem aí um novo Simplex: 6 novas medidas (e as já prometidas pelo PS). Há mudanças na carta de condução, também na compra de casa e pagamento de IMI, até nos pagamentos ao Estado. Governo apresenta novas medidas do Simplex. Neste texto contamos-lhe 6 exemplos e as promessas feitas pelo PS, que seguramente estarão incluídas no pacote que é hoje apresentado.
Entre as medidas, há uma que se destaca desde já: os trabalhadores por conta de outrem, reformados e pensionistas vão deixar de ter a obrigação de entregar IRS, uma medida que já fez o bastonário da Ordem dos Contabilistas torcer o nariz (a ler e ouvir aqui).
Outra ideia interessante é que foi proposta por uma start-up - e acolhida pelo Governo: pagar ao Estado sem dinheiro vivo. Daqui a pouco tempo, para acertar contas com o Estado bastará um smartphone e, claro, dinheiro no banco. Aqui está a história, contada pelo Joaquim Ferreira.
Contamos-lhe também o que promete a ministra da Presidência na TSF: "Poupar tempo" aos cidadãos - e medir essas horas. A pequena entrevista pode ser ouvida por aqui. Ao longo do dia contaremos mais sobre o Simplex 2016 - desde já no Fórum TSF, comandado pelo Manuel Acácio.
Não vieram sanções, veio um alívio (e um pouco de pressão). Bruxelas adiou para julho uma decisão sobre sanções a Portugal e Espanha, mas discretamente aliviou os objetivos traçados para o Governo português (mesmo que mantendo a pressão para que venham mais medidas). A TSF acompanhou tudo em detalhe: as exigências deixadas a Lisboa, a comparação com o que tinha tido pedido a Lisboa, o "não" sorridente com que respondeu António Costa. Eu próprio escrevi sobre o assunto, já noite fora: "E se Costa tiver razão?"
Venezuela: os empresários portugueses estão a ser "atropelados" pela crise. O Nuno Guedes falou com um deles, que conta que muitos estão já a sair para a Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Não só pelos supermercados vazios, cortes de eletricidade durante horas e filas de racionamento, também pelo clima de se pré-guerra civil que se vive no país. A história está aqui, enquanto os últimos (e preocupantes) desenvolvimentos podem ser lidos aqui.
Farto do trânsito? Ora veja como Barcelona quer resolver o problema.
PARA OUVIR, LER E SURPREENDER
Uma boa nova: chegaram os festivais de verão. O Miguel Fernandes faz a antevisão do Rock Rio e, pelo caminho, o Francisco Mateus e o Herlander Rui recordam o álbum que traz Bruce Springsteen de volta a Lisboa - esta noite. The River, pois claro, para treinar antes de chegar à Bela Vista.
Uma ideia a seguir: uma biblioteca que empresta gravatas... para entrevistas de emprego.
E uma história para ver e passar palavra. Mário Cruz é um fotojornalista português e estava na Guiné-Bissau em 2009 quando ouviu pela primeira vez histórias sobre crianças desaparecidas que estavam ser traficadas para servirem de escravas no Senegal. Em 2015 decidiu investigar e descobriu (e fotografou) isto.
É assim que me despeço: um dia bom, produtivo e com um sorriso nos lábios.
Até já.