O primeiro ministro britânico, David Cameron, ameaçou não assinar qualquer novo tratado europeu se não obtiver garantias suficientes para proteger os interesses do Reino Unido.
Corpo do artigo
«Não assinarei um tratado que não contenha salvaguardas, como as referentes ao mercado único e ao funcionamento dos serviços financeiros», afirmou David Cameron, a jornalistas, em resposta à proposta franco-alemão da «refundação» dos tratados europeus como forma de salvar a zona euro da atual crise.
Paris e Berlim pretendem obter o apoio dos 27 estados-membros da União Europeia para a alteração dos tratados, mas manifestaram-se «determinados» a alcançar um acordo entre os 17 membros da Zona Euro.
«Se querem modificar as instituições europeias, insistiremos na existência das salvaguardas e das proteções de que o Reino Unido precisa», afirmou Cameron.
O Reino Unido não faz parte da Zona Euro, mas 40 por cento das suas trocas comerciais são realizadas com países que a integram.
Os contornos do projeto franco-alemão deverão ser apresentados na reunião do Conselho Europeu que se realizará na quinta e sexta-feira.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]