Ataque na cidade-sede do Parlamento Europeu fez três vítimas mortais.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou esta terça-feira solidariedade ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, após um tiroteio na cidade de Estrasburgo ter feito pelo menos três vítimas mortais, e repudiou "este episódio de violência".
Numa nota publicada no 'site' da Presidência da República é referido que, "ao tomar conhecimento do ataque que hoje teve lugar em Estrasburgo, o Presidente da República endereçou uma mensagem de solidariedade ao Presidente Emmanuel Macron".
De acordo com a nota, Marcelo Rebelo de Sousa "expressou ainda a fraternal amizade de Portugal para com a França neste momento difícil, vincando o mais firme repúdio por este episódio de violência, e sublinhando a importância da unidade europeia na defesa dos valores que unem as sociedades livres e democráticas".
Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas no tiroteio que ocorreu hoje na cidade francesa de Estrasburgo, perto da zona onde ocorre o Mercado de Natal, anunciaram as autoridades francesas.
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, afirmou que o autor dos disparos está identificado pelas autoridades e tem antecedentes criminais.
Fontes policiais referem que o atirador foi ferido antes de fugir, existindo também informações de trocas de tiros num bairro de Estrasburgo para onde o suspeito se terá dirigido após o tiroteio.
A Procuradoria abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.
Leia mais:
- Fechados em hotéis e no Parlamento Europeu. A noite dos eurodeputados em Estrasburgo
- Pelo menos três mortos e dez feridos em tiroteio. Operações policiais em Estrasburgo
- Macron reage ao tiroteio de Estrasburgo no Twitter e fala em "solidariedade da Nação"