Seis aviões de caça da Força Aérea foram enviados hoje de manhã para o Chipre como «medida de precaução para proteger os interesses britânicos», anunciou o ministro da Defesa.
Corpo do artigo
«Seis jatos (Eurofighter) Typhoon da Força Aérea britânica (RAF) foram transferidos esta manhã para Akrotiri, na ilha do Chipre. Trata-se apenas de uma medida de prudência e de precaução a fim de proteger os interesses do Reino Unido e a defesa das nossas zonas de soberania num período de tensões crescentes na região», precisou o ministro, num comunicado.
«Eles não foram enviados para participar numa ação militar contra a Síria», acrescentou o ministro, sublinhando que a sua ação é unicamente «defensiva» e inscreve-se no quadro de uma missão "ar-ar".
«O primeiro-ministro foi claro quanto ao facto de não ter sido tomada nenhuma decisão no que respeita à nossa reação e o Governo declarou que ela terá um voto da Câmara dos Comuns antes de qualquer intervenção militar», reafirmou o ministro.
Os deputados britânicos devem pronunciar-se hoje sobre uma moção governamental que apela à condenação do uso de armas químicas pelo regime sírio e aprova o princípio de uma intervenção militar. A decisão necessitará de uma segunda votação na Câmara dos Comuns antes de poder ocorrer.