O Reino Unido, que na sexta-feira elevou o alerta de segurança para o segundo nível mais alto, pode vir a proibir o regresso a casa de cidadãos britânicos envolvidos em atividades terroristas.
Corpo do artigo
Esta poderá ser uma das faces de um pacote de legislação, a apresentar esta segunda-feira, e que tem como principal objetivo dificultar os movimentos de radicais islâmicos de e para o Reino Unido.
De acordo com a BBC, que cita fontes do governo britânico, cidadãos britânicos atualmente na Síria ou no Iraque, combatendo nas fileiras do Estado Islâmico (EI), vão ser autorizados a manter a cidadania, mas podem vir a ser impedidos de regressar a casa.
Londres está a ainda ponderar dificultar a saída de mais cidadãos britânicos para a Síria e para o Iraque, dando novos poderes às autoridades de fronteira para apreenderem os passaportes desses militantes islâmicos.
O pacote legislativo vai ser anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro David Cameron. O objetivo assumido é travar o avanço dos radicais numa comunidade muçulmana que conta mais de 2.700 milhões de pessoas.