O chefe de Estado terminou o primeiro de três dias de visita oficial a bordo da fragata Álvares Cabral. Perante a comunidade lusa, voltou a falar das excelentes relações entre Portugal e Cabo Verde.
Corpo do artigo
Depois de um dia passado na Ilha do Fogo, onde voltou a afirmar excelente relação entre os dois países, Marcelo Rebelo de Sousa dedicou noite do primeiro dia da visita oficial a Cabo Verde à comunidade portuguesa.
Com mais de 15 mil portugueses a viver em Cabo Verde, e mais de 80 por cento com dupla nacionalidade, o Chefe de Estado não deixou passar despercebido o trabalho nos vários setores da sociedade cabo-verdiana.
TSF\audio\2017\04\noticias\10\joaoalex_noite
O Presidente da República português elogiou também o "exemplo excecional" da comunidade portuguesa nas diversas áreas de relacionamento entre os dois países, sublinhando que a "fraternidade bilateral e multilateral" passa pelo "arrojo, iniciativa, imaginação e criatividade" dos portugueses.
Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que Cabo Verde é e será sempre uma prioridade para Portugal e agradeceu à comunidade portuguesa pelo contributo anónimo e diário para a "fraternidade" entre os dois países.
Esta segunda-feira, o Presidente da República dedica boa parte do dia a encontros institucionais.
Da agenda fazem parte, entre outros pontos, um encontro com o primeiro ministro de Cabo Verde e com os deputados da Assembleia Nacional. Marcelo rebelo de Sousa tem ainda marcada uma visita à cidade velha da Praia.
A visita oficial a Cabo Verde termina terça-feira, seguindo depois para o Senegal.