Presidente é citado diretamente pelo movimento dos colégios privados, mas Belém diz que Marcelo não disse. Também um ultimato de Costa a estivadores. E outras 3 notícias para começar o dia informado.
Corpo do artigo
As frases de Marcelo são citações ou interpretações? O comunicado do movimento de defesa dos colégios privados, à saída da discreta audiência de ontem em Belém, atribui citações ao Presidente da República, dizendo que vai pedir explicações a António Costa e exigir-lhe uma solução para a polémica. Ontem à noite Marcelo ficou em silêncio. Mas esta manhã, uma fonte da Presidência garantiu à TSF que se trata de "interpretações" do movimento que não vinculam o chefe de Estado. Ficou confuso? Pois ficou, mas há pior: é que o líder do movimento mantém tudo o que está no comunicado, como pode ouvir no noticiário da TSF.
A propósito, ou talvez não: ontem à noite, Marcelo foi à missa e lembrou que o futuro de Portugal passa pela conjugação de dois pães. Estes dois.
António Costa fez um ultimato aos estivadores: têm 24 horas para chegar a um acordo com o Governo e os operadores do Porto de Lisboa. O primeiro-ministro não quer ouvir mais empresas a dizer que estão a usar o porto de Valência para fazer o seu trabalho. Muito menos ver coisas a acontecer como esta, em Setúbal. O jornal i diz esta manhã que o PCP e Bloco dão uma semana ao Governo para resolver o caso - mas acabando com a precariedade.
Hoje há debate quinzenal na Assembleia e, claro, a TSF estará a acompanhar em direto e ao minuto aqui em tsf.pt
Porque é que Fernando Santos não convocou André Silva? Porque foi ao Porto vê-lo jogar, no clássico contra o Sporting, e José Peseiro não o pôs a jogar. Não o viu, não entrou na lista, diz o selecionador nacional ao Porto Canal.
Obama frente a frente com a História. Esta sexta-feira o presidente norte-americano visita Hiroshima, uma das cidades destruídas por uma bomba atómica na II.ª Guerra. A visita é histórica mas não pacífica. Pedir ou não desculpas, eis a questão.
Há 31 monumentos mundiais em risco, por causa das alterações climáticas. A Unesco fez a lista e ela inclui lugares como este.
PARA OUVIR, LER E ANIMAR
O Rio de Janeiro vai ver três trigémeas a lutar pela vitória na maratona. São louras, de olhos azuis e com 30 anos. Ora adivinhe de onde vêm.
Lutas medievais (com armas e mesmo a sério) em Portugal? Isso mesmo. É um campeonato do mundo, com uma equipa portuguesa. Para ver, a distância segura, até domingo.
Outra ideia mesmo boa para o fim de semana: dar um salto à Feira do Livro, ontem inaugurada por Marcelo Rebelo de Sousa (quem mais?). Mas antes passe os olhos - com ouvidos bem atentos - pela estante do Carlos Vaz Marques no Livro do Dia. Virão dali belas ideias para uma compra surpreendente.
Ficam os nossos desejos de um dia bom e de um fim de semana melhor ainda.
Até segunda-feira!