Comunistas consideram que a ERC deve assumir responsabilidades em relação ao caso.
Corpo do artigo
O PCP quer ouvir o Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) devido à presença de Mário Machado na TVI.
Em comunicado, o grupo parlamentar lembra que o líder do movimento de extrema-direita, Nova Ordem Social, "pertence a uma organização criminosa que assume a sua natureza fascista e racista e que foi inclusivamente condenado a uma pena de prisão pelo homicídio de um cidadão cabo-verdiano".
Os comunistas referem que a ERC, enquanto regulador da comunicação, tem particular responsabilidade sobre esta matéria e, como tal, deve dar esclarecimentos pelo facto de não ser "a primeira vez que a apologia do fascismo, de conceções racistas e de práticas criminosas tem lugar nas televisões portuguesas".
"A Assembleia da República, enquanto órgão de soberania representativo da democracia portuguesa não deve permanecer indiferente perante estes atentados aos valores democráticos e humanistas e a ERC, enquanto entidade reguladora da comunicação, assume também particulares responsabilidades nesta matéria", escreve o PCP.
A presença de Mário Machado na TVI motivou várias queixas à ERC que já anunciou que as mesmas vão ser analisadas.
LEIA MAIS SOBRE O CASO:
- Mário Machado na TVI. Sindicato dos Jornalistas apresenta queixa contra a estação
- Ministro da Defesa critica TVI: "não é muito diferente de quem ateia incêndios"
- "Não nos revemos nas ideias do convidado". Goucha explica polémica que levou queixas à ERC