"Temos o país num caos." Cristas critica atuação do Governo perante a greve dos motoristas
Líder centrista fala em "incompetência" do Executivo.
Corpo do artigo
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, criticou esta terça-feira a atuação do Governo perante a greve dos motoristas de matérias perigosas que está a causar uma verdadeira corrida aos postos de combustível.
"Temos o país num caos", defendeu Cristas em declarações na Assembleia da República. "Perante esta situação, pergunto: onde está o Governo?"
Esta manhã, os centristas apresentaram um requerimento para que o ministro do Ambiente vá ao Parlamento dar explicações acerca do cenário a que o país assiste, mas o documento foi chumbado pelo PS. Já durante a tarde, João Pedro Matos Fernandes esclareceu que não tinha informações novas, algo que levou a líder centrista a acusa o governante de "encolher os ombros" perante os problemas.
"Importa desafiar o Governo e importa desafiar diretamente o primeiro-ministro a garantir a todos os portugueses que este caos vai terminar, que todos os serviços mínimos são cumpridos e que as pessoas podem, com tranquilidade, ir para as suas férias da Páscoa", defendeu. Além destes desafios, Cristas expressou ainda o desejo de que o assunto esteja resolvido até ao debate quinzenal desta quarta-feira.
Quanto à requisição civil apresentada pelo Governo esta manhã, a líder do CDS-PP relembrou que "cabe ao Governo" garantir que a mesma é cumprida e que há "espaço negocial para resolver os problemas".
As críticas foram endurecendo à medida que Assunção Cristas falava aos jornalistas, com a presidente do CDS-PP a falar em "mais um caso de incompetência do Governo, que não sabe governar e não é capaz de prevenir problemas como este".
Questionada sobre as medidas que devem ser tomadas pelo Governo para resolver a situação, Cristas reforça que o Executivo deveria ter prevenido a situação. "O Governo tem de garantir que a situação não se arrasta", reforçou.
LER MAIS:
- Direto: centenas de postos sem combustível. Aviões reabastecem em Espanha
- Governo alerta que foram atingidos níveis críticos de falta de combustível nos aeroportos
- Primeiro voo cancelado: ligação Lisboa-Faro não se efetuou por falta de combustível
- "Greve é liderada por lunáticos." ANTRAM garante que requisição civil tem efeitos imediatos
- Requisição civil evita que os aeroportos parem já esta manhã, diz o Governo
- Pode faltar combustível em Portugal. O aviso é dos motoristas de matérias perigosas