"Atentado à liberdade de expressão." BE quer ouvir MAI no Parlamento sobre cartoon da RTP
"Achamos que é uma ingerência absolutamente inaceitável na liberdade de imprensa e na liberdade de expressão", afirma Joana Mortágua.
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda quer ouvir o ministro da Administração Interna no Parlamento por causa do episódio com o cartoon emitido na RTP e não considera aceitável que a PSP apresente queixa-crime.
"Não achamos aceitável, por um lado, que o diretor da PSP entenda que isto pode resolver-se com uma queixa-crime e que, portanto, que um autor, um cartunista possa por um desenho mais provocatório ser alvo de uma queixa-crime por parte de uma força de autoridade como PSP", disse a deputada Joana Mortágua.
TSF\audio\2023\07\noticias\11\joana_mortagua_mai_cartoon
Mas o problema não é único: "Consideramos que isso é em si um atentado à liberdade de expressão, mas muito mais grave que isso é que perante a esta mesma vontade de limitar a liberdade de expressão, o ministro da Administração Interna se sinta na capacidade, na autoridade e no poder de fazer uma chamada para o Conselho de Administração da RTP. Achamos que é uma ingerência absolutamente inaceitável na liberdade de imprensa e na liberdade de expressão."
Além disso, o partido quer também o ministro da Cultura a prestar esclarecimentos na Assembleia da República sobre este mesmo tema.
O cartoon emitido pela RTP mostra um polícia a disparar contra alvos em forma humana e a atingir com mais veemência naqueles com uma silhueta mais escura. A PSP apresentou queixa-crime devido ao cartoon apresentar as forças da autoridade como "xenófobos e racistas".