"Estamos preparados." Autarca de Benavente entusiasmado com hipótese de receber novo aeroporto
Carlos Coutinho reconhece que a região pode beneficiar economicamente.
Corpo do artigo
Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente, um dos concelhos que pode receber o novo aeroporto de Lisboa caso a opção seja o Campo de Tiro de Alcochete, não esconde a satisfação com a hipótese. O autarca diz à TSF que a região está preparada e garante que as questões ambientais serão salvaguardadas.
"À partida, respeitando as regras de ordenamento do território que existem, essas questões são salvaguardadas. Temos um território ainda muito grande, um concelho com 521 quilómetros quadrados, às portas de Lisboa e que tem uma área florestal muito significativa, tem obviamente também uma área urbana que tem, por si, capacidade de quase duplicar a população que temos e as atividades económicas. Estamos preparados sem pôr em causa este equilíbrio que, para nós, é fundamental", garantiu Carlos Coutinho.
TSF\audio\2023\12\noticias\05\carlos_coutinho_1
Reconhece também que a região pode beneficiar economicamente.
"Para nós, autarcas, o desenvolvimento económico é o fator primeiro para cumprirmos a nossa missão. Trabalhamos para dar melhores condições de vida à nossa população e é inquestionável que uma infraestrutura como aeroporto vem potenciar um desenvolvimento muito importante, a qualificação dos postos de trabalho, melhores rendimentos para a população e melhores condições de vida", acrescentou o presidente da Câmara de Benavente.
A Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou as várias opções para um novo aeroporto pronunciou-se esta terça-feira por duas localizações, Alcochete e Vendas Novas, como as mais viáveis, sendo Alcochete a opção com mais vantagens.
17454320
De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções, o que veio a acontecer.