Montijo saúda que solução para aeroporto passe por Alcochete por permitir "desenvolver a região"
Nuno Canta sublinha, na TSF, que este é um primeiro passo para "reduzir o problema da assimetria" económica entre a região de Setúbal e o norte do Tejo.
Corpo do artigo
A solução de construir o novo aeroporto no Montijo não foi considerada viável nesta primeira análise da Comissão Técnica Independente para a localização da infraestrutura, mas ainda assim o presidente daquele município mostra-se satisfeito com a preferência dada ao Campo de Tiro de Alcochete, a opção que reúne mais vantagens, por ficar em parte também no concelho.
TSF\audio\2023\12\noticias\05\nuno_canta_1_assimetrias
"Temos sempre defendido a construção de um aeroporto a sul do Tejo para que possamos reduzir esse problema da assimetria, isto é, para termos uma ideia, o rendimento médio per capita a sul do Tejo é metade do norte, mas essa questão do desenvolvimento económico, de termos capacidade e motor para desenvolver a região de Setúbal e termos um aeroporto a sul, isso foi conseguido", sublinha Nuno Canta, em declarações à TSF.
O autarca do Montijo, no distrito de Setúbal, considera que esta vai ser uma forma de aproximar as duas margens do rio Tejo, apesar de apontar que continua a faltar uma solução de curto prazo para colmatar estas desigualdades.
TSF\audio\2023\12\noticias\05\nuno_canta_2_base_aerea
"Mais tarde ou mais cedo, qualquer Governo vai ter de reconhecer isso. Para fazermos a infraestrutura das autoestradas, da ferrovia, da nova ponte sobre o Tejo, levará sempre entre 15 a 20 anos. O país também não pode esperar por esse tempo e, por isso, tem de existir uma solução de curto e de médio prazo que, do nosso ponto de vista, continua a passar pela Base Aérea N.º 6 do Montijo", defende.
A Comissão Técnica Independente identificou Alcochete - parte do Campo de Tiro fica na freguesia de Canha, município do Montijo - como a solução com mais vantagens para a construção do novo aeroporto e a manutenção de um hub (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental.
De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
Já as opções Humberto Delgado + Montijo e Montijo como hub foram classificadas como "inviáveis para um hub intercontinental", por razões aeronáuticas, ambientais e económico-financeiras "devido à sua capacidade limitada para expandir a conectividade aérea".
Humberto Delgado + Santarém e Santarém como aeroporto único "não são opção por razões aeronáuticas (de navegação aérea)", apontou a CTI.