Fernando Ruas recomenda diálogo interno antes de mais autarquias saírem da ANMP
O autarca de Viseu já foi presidente à Associação Nacional de Municípios Portugueses, e admite que a saída do Porto fragiliza a instituição.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, não tomará a iniciativa de convocar um congresso extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), depois da crise gerada pela saída do município do Porto da ANMP.
Mas o social-democrata entende que, se mais câmaras manifestarem vontade de sair, devem recorrer aos órgãos internos da associação, antes de tomarem a decisão.
Nesse sentido, defende Fernando Ruas, deve ser convocado um conselho geral ou uma reunião magna.
TSF\audio\2022\05\noticias\31\fernando_ruas_3_nao_pedirei_congresso
Fernando Ruas foi, em tempos, presidente da ANMP, e não se recorda de uma câmara ter abandonado a instituição. Acredita que a saída de uma autarquia com a dimensão do Porto provoca estragos e "fragiliza a instituição".
TSF\audio\2022\05\noticias\31\fernando_ruas_1_causa_mossa_e_eu_nao_defenderia
O autarca de Viseu sublinha, no entanto, que, estando o Porto dentro ou fora da associação, será sempre a ANMP o parceiro privilegiado de diálogo com o Governo nesta área. E, nesse sentido, o Porto beneficiará dos sucessos e será penalizado pelos fracassos do trabalho coletivo dos autarcas.
14902449
14903758