"Aumento rápido da capacidade." Governo prevê seis mil novas vagas em creches ainda este ano
O Governo aprovou um conjunto de medidas para aumentar as vagas em creches.
Corpo do artigo
Para aumentar o número de vagas nas creches, o Governo aprovou um conjunto de medidas para facilitar a conversão de espaços destinados a crianças, como ATL´s, em salas de creche. Está ainda previsto um aumento de dois lugares por sala. Tudo somado, o Governo prevê que existam seis mil novos lugares ainda este ano.
As medidas foram aprovadas na terça-feira pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, tratando-se de "uma simplificação transformadora", que permitirá "um aumento rápido da capacidade".
"Com estas medidas, prevemos um potencial de aumento de capacidade rápido imediato, que poderá ser de cerca de novos seis mil novos lugares já em 2023", adianta a ministra Ana Mendes Godinho, na Assembleia da República.
A ministra explicou que, em cima da mesa, está "a reconversão automática de espaços previamente dedicados à área da infância para salas de creche, desde que salvaguardadas as questões de segurança e de conforto das crianças". O Governo criou ainda "a possibilidade de aumentar dois lugares adicionais por cada sala de creche, desde que as salas tenham área suficiente".
A interpelação ao Governo, solicitada pelo Bloco de Esquerda, prende-se com "a falta de vagas em creches". Mariana Mortágua já tinha defendido a inclusão das creches no sistema de educação, avisando que o sistema de creches gratuitas implementado pelo Governo "não chegam para todos".