A secretária de Estado do Tesouro afirmou que foi possível reduzir as perdas potenciais decorrentes das operações 'swap' das empresas públicas em 500 milhões de euros.
Corpo do artigo
Maria Luís Albuquerque, que falava na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, disse que o IGCP, a agência que gere a dívida portuguesa, avaliou 256 operações de várias empresas públicas, tendo sido detetadas 56 operações tóxicas, estando ainda em negociação 42 contratos 'swap'.
Já na sexta-feira, a secretária de Estado do Tesouro tinha anunciado, em conferência de imprensa, que o Governo chegou a um acordo com alguns bancos relativamente aos contratos 'swaps' que envolvem empresas públicas, o que vai gerar poupanças de 170 milhões de euros em juros durante os próximos anos.
Maria Luís Albuquerque explicou, na altura, que este acordo foi possível «após uma negociação de cerca de dois meses» e que inclui também uma «redução em cerca de 20% das responsabilidades potenciais» decorrentes destes contratos.
A governante disse que contratos estão a ser negociados, admitindo recorrer «aos tribunais competentes», nos casos em que tal não seja possível.
Maria Luís Albuquerque avançou ainda que estão a ser negociados descontos entre 70%, nos casos mais simples, e os 7%, nos casos mais graves.