O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rodrigo Bertelo, adianta à TSF que, nesta fase de "resolução" e "rescaldo", os trabalhos decorrem "favoravelmente".
Corpo do artigo
Os três incêndios nos distritos de Santarém, Leiria e Vila Real já estão em fase de resolução. Num ponto de situação feito à TSF, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rodrigo Bertelo, afirma que há três incêndios ativos, "sinalizados como mais significativos", mas que já estão em fase de resolução com os trabalhos a decorrerem "favoravelmente".
Em Ourém, no distrito de Santarém, o incêndio que deflagrou na quinta-feira está em resolução, "apenas com reativações, pontos quentes e trabalhos de consolidação".
Em Vale da Pia, concelho de Pombal, no distrito de Leiria, o fogo que começou na sexta-feira está em "vigilância ativa e consolidação de rescaldo" devido a uma reativação, que ocorreu por volta das 07h20, na localidade de Sarzeda.
A mesma situação acontece em Canedo, concelho de Ribeira de Pena, no distrito de Viana do Castelo. O incêndio que deflagrou no domingo está em "rescaldo e vigilância, com trabalhos a decorrer favoravelmente".
TSF\audio\2022\07\noticias\11\rodrigo_bertelo_ponto_de_situacao
Portugal continental entrou às 00h00 desta segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.
A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, segundo disse, no sábado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Devido à situação de risco, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e a Comissão Europeia mobilizou, no domingo, dois aviões espanhóis para combater os incêndios no território português.