Inimigo n.º 1 de Putin no estrangeiro não acredita no uso de armas nucleares, Zelensky acusa Macron e outros destaques TSF
Ex-empresário britânico defende que Putin "pode fazer algumas loucuras", embora não saiba quais. "Podemos esperar ações desagradáveis, perversas e desoladoras por parte do presidente" russo.
Corpo do artigo
Putin é, por estes dias, um homem imprevisível. "Foi totalmente humilhado e não lida bem com isso." O aviso é de Bill Browder, antigo empresário que em meados dos anos 90 começou a investir na Rússia e que sentiu na pele o que é ser um alvo do presidente russo.
14854330
Na Ucrânia, Zelensky acusa esta sexta-feira o homólogo francês de estar a tentar fazer concessões a Moscovo: "Não devemos procurar uma saída para a Rússia, e Macron está a fazer isso. Em vão."
14853965
Perto da Ucrânia vai andar, na próxima semana, o primeiro-ministro António Costa, quando visitar a Roménia e a Polónia. O chefe de Governo já anunciou até que vai visitar o país invadido pela Rússia, mas ainda não disse quando. A data pode estar para breve.
14854797
A iniciativa da Suécia e Finlândia para aderirem à NATO está a começar a criar incómodos diplomáticos. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, diz que os países acolhem militantes curdos que a Turquia considera como terroristas. Do lado português, João Gomes Cravinho já declarou o apoio luso às candidaturas sueca e finlandesa e diz acreditar que o interessa da NATO enquanto coletivo é o que vai prevalecer.
14853499
14854278
O dia fica indubitavelmente marcado pela morte, na África do Sul, do ex-banqueiro português João Rendeiro, um self made man que chegou a declarar-se "poderoso fraco". A mulher, Maria de Jesus Rendeiro, continuará a ser investigada, mas apenas em respeito a "atos próprios", como explicou o advogado Paulo Saragoça da Matta à TSF. O Presidente da República diz que nada mais há a referir sobre o caso.
14853253
14853088
14854461
As projeções do ministério das Finanças apontam para uma subida de um cêntimo por litro do preço da gasolina e de uma descida de sete cêntimos no gasóleo a partir da próxima segunda-feira. O ministro com a tutela, Fernando Medina, defende que os portugueses pagam hoje menos 27 cêntimos por litro de combustível do que pagariam sem as medidas fiscais implementadas pelo Governo.
14854966
14854176
Na energia, está aprovado o limite ao preço do gás a nível ibérico. Os objetivos assinalados pelo ministro do Ambiente são "limitar a escala dos preços, proteger quem está mais exposto e em socializar os custos e benefícios".
14853167
Em Jerusalém, o funeral da jornalista palestiniana Shireen Abu Akleh, assassinada quando fazia a cobertura do conflito entre forças israelitas e palestinianas, ficou marcado por confrontos entre a polícia e os participantes no cortejo fúnebre.
14854458
Se vai andar de comboio na próxima semana, cautela. Há greve da CP na segunda-feira, mas os efeitos podem começar a sentir-se logo no domingo e estender-se até terça-feira.
14854926