"Lutam por resultado eleitoral forte." Lobo Xavier vê com bons olhos coligação entre CDS e PSD
O conselheiro de Estado saúda o facto de a Iniciativa Liberal ficar de fora deste acordo.
Corpo do artigo
O advogado, conselheiro de Estado e antigo deputado e dirigente do CDS António Lobo Xavier vê com bons olhos a coligação do CDS com o PSD e saúda que a Iniciativa Liberal fique de fora porque não seria bom ter alguém na coligação sob chantagem.
"Não é possível ter um Governo de coligação chantageado, ou melhor, pressionado ou ameaçado na base do não tratamento dos grandes problemas sociais que são os principais problemas do país neste momento. Prefiro esta solução em que o CDS e o PSD lutam por um resultado eleitoral forte, que os coloque ao abrigo deste tipo de chantagens que seriam trágicas não só para esse lado político, mas para o país, que seriam muito negativos. Há muitas pessoas que conheço na Iniciativa Liberal equilibradas, com sentido de compromisso e profissionais muito competentes. Uma certa deriva da exclusivismo e de purismo não faz falta a este tipo de entendimento que o PSD e o CDS agora fizer", defendeu Lobo Xavier.
Também programa "O Princípio da Incerteza", da TSF e da CNN Portugal, o historiador Pacheco Pereira sublinhou que a aliança pré-anunciada no final desta semana é fundamental para a sobrevivência política do CDS.
"Estou de acordo que isto é bom para o PSD e é muito bom para o CDS. O CDS corria o risco de desaparecer completamente da vida política e assim, sem ir a votos, garante um certo número de deputados. É fundamental para a sobrevivência do CDS", afirmou Pacheco Pereira.
Já a jurista Alexandra Leitão considera que não vai haver grandes mudanças nas contas eleitorais, mas a Aliança Democrática é positiva para o espaço da direita.
"Do ponto de vista eleitoral não vai ter grande diferença, dos votos propriamente ditos. Agora voltar a haver um grupo parlamentar do CDS na assembleia é uma coisa que acho que é que é interessante, voltar a ter uma direita mais à direita do PSD com quem se pode falar, porque manifestamente neste momento, quer o Chega, quer a Iniciativa Liberal, como aliás nos têm demonstrado por vários momentos ainda ontem na Assembleia da República, têm um conjunto de ideias que são muito más para o país. Vamos ver o que é que o PSD faz se precisar deles", acrescentou Alexandra Leitão.
O programa "O Princípio da Incerteza" vai para o ar nesta véspera de Natal depois das 23h00 e amanhã, segunda-feira, depois das 13h00.