Iniciativa Liberal forçou o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro a prestar declarações no Parlamento.
Corpo do artigo
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, vai ser ouvido na Assembleia da República no dia 6 junho, às 15h00, sobre a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) no caso que envolve João Galamba.
O PS chumbou a audição pedida pela Iniciativa Liberal, mas o partido recorreu ao direito potestativo para forçar os esclarecimentos do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro no Parlamento. A data pode, no entanto, sofrer alterações por estar pendente da autorização do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, já que a audição decorre à mesma hora que o debate em plenário.
António Mendonça Mendes tem recusado responder a perguntas sobre a atuação do SIS na recuperação do computador do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, depois de João Galamba ter afirmado, na sua audição na comissão de inquérito à TAP, que quem lhe disse para contactar os serviços de informações foi Mendonça Mendes.
Foi também aprovado um requerimento da Iniciativa Liberal para ouvir o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) sobre o envolvimento do SIS na recuperação do computador.