O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considera que a PSP agiu atempadamente para controlar a violência gerada por grupos organizados.
Corpo do artigo
O porta-voz do OSCOT, Felipe Duarte, elogia a atuação da Polícia de Segurança Pública (PSP), considerando que agiu de forma «proporcionada» e «atempada» para controlar a violência gerada por «pequenos grupos mais ou menos organizados», que durante mais de uma hora provocaram a violência, lançando pedras contra a policia que se concentrava nas escadarias da Assembleia da República.
Depois de vários avisos por megafone para os manifestantes dispersarem, elementos do corpo de intervenção da PSP, avançaram com os bastões em punho.
Em declarações à Lusa, Felipe Duarte diz que a ação da PSP teve como «objetivo evitar que a violência aumentasse».
Ainda assim, o porta-voz do Observatório de Segurança considera que estão reunidas todas as condições para que este tipo de manifestações sociais entre num processo de violência.
Filipe Duarte salvaguarda que ao contrario de países como a Grécia, Espanha ou Itália, «em Portugal não dá para perceber» se estas ações de protesto «são ou não estruturadas, planeadas, organizadas, e com estratégias bem definidas».