"Ou o primeiro-ministro demite imediatamente João Galamba, ou demitiu-se do país"
O PSD considera que António Costa "passou um atestado de incompetência ao ministro João Galamba".
Corpo do artigo
O PSD considera que só há duas conclusões a tirar depois das respostas que deu em relação à atuação do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.
"Ou o primeiro-ministro demite imediatamente o ministro João Galamba, a quem imputou ter mentido ao Parlamento numa comissão parlamentar de inquérito e ao país, de ter sido incompetente, negligente para preservar documentos classificados; ou a única conclusão possível é que o primeiro-ministro se demitiu do país, porque permite tudo sem tirar ilações", disse Hugo Soares esta quinta-feira em conferência de imprensa.
TSF\audio\2023\06\noticias\01\francisco_nascimento_psd_
Para o social-democrata, António Costa "passou um atestado de incompetência ao ministro João Galamba e ao seu gabinete".
"O ministro João Galamba disse na comissão parlamentar de inquérito que quem sugeriu que fizesse acionar os serviços de informação foi o secretário de Estado Mendonça Mendes. Hoje, por escrito, o primeiro-ministro nega que tenha sido o secretário de Estado Mendonça Mendes. Não é possível as duas coisas serem verdade. Ou mentiu João Galamba, ou mentiu o primeiro-ministro. Se o primeiro-ministro entende que é João Galamba quem está a mentir, só tem uma saída e a saída é apontar a porta de saída a João Galamba", considera Hugo Soares.
Ainda sobre o papel de Mendonça Mendes neste caso, o PSD quer esperar pela audição do secretário de Estado na comissão de inquérito à gestão da TAP, que se realiza na próxima semana.