O antigo ministro junta-se a José Luís Carneiro na sucessão a António Costa.
Corpo do artigo
Pedro Nuno Santos apresenta a candidatura à liderança do PS na segunda-feira, apurou a TSF. O socialista, da ala esquerda do partido, vai a votos contra o ainda ministro José Luís Carneiro, da ala moderada.
A apresentação da candidatura será antes do habitual espaço de comentário na SIC Notícias, às 18h00, mas fonte próxima do socialista reconhece que "há detalhes ainda a serem fechados", como o local. Esta é uma fase "de muitos contactos e organização", como reconhece a mesma fonte.
Pedro Nuno Santos esperou para ouvir as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, na quinta-feira à noite, sobre a marcação de eleições antecipadas, antes de se pronunciar sobre o futuro, embora já estivesse no terreno a preparar a candidatura.
Por outro lado, José Luís Carneiro vai fazer a apresentação formal da candidatura no sábado, depois de ter confirmado que é candidato durante a reunião da comissão política do PS. O ministro da Administração Interna quer colocar os valores da "liberdade, da igualdade e da justiça social" ao serviço do partido e do país, para ser "candidato a primeiro-ministro".
Quem já se colocou fora da corrida foi Ana Catarina Mendes, embora nos últimos anos tenha sido colocada num lote de possíveis candidatos à sucessão de Costa. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares garantiu que "não contactou nenhuma estrutura do PS para esta decisão", mas está disponível para todos os combates que o partido vai enfrentar nos próximos tempos.