Pensões com aumento intercalar de 3,57% a partir de julho. Veja as contas do Governo
Os pensionistas vão ter, a partir de julho, um aumento de 3,57% nas suas pensões.
Corpo do artigo
O Conselho de Ministros extraordinário desta segunda-feira aprovou um aumento intercalar das pensões a partir de julho, no valor de 3,57 por cento.
"Significa que somando este aumento intercalar com o já concretizado em janeiro, ao longo de todo o segundo semestre deste ano, os pensionistas terão a sua pensão atualizada ao valor que resulta da lei de bases", revelou António Costa em conferência de imprensa.
Segundo o documento divulgado pelo Governo, o aumento estrutural este ano será de 8,40% até dois indexantes dos apoios sociais; 8,06% entre dois e seis indexantes dos apoios sociais e 7,46% para mais de seis indexantes dos apoios sociais.
O primeiro-ministro garante ainda que "para o ano não haverá qualquer perda do poder de compra dos pensionistas".
Costa diz que estas medidas "respeitam a cautela e prudência necessárias para garantir que nunca daremos um passo maior do que a perna", respondendo à oposição que alegava um corte nas pensões do próximo ano.
"Tal como sempre dissemos, tomaríamos no momento certo as decisões que importaria tomar. A evolução da economia, fruto da gestão prudente, permitem-nos dar esta garantia", diz.
António Costa assume que os portugueses podem "manter a confiança", garantindo aos que "mensalmente contribuem para o futuro da Segurança Social" que a sustentabilidade não está em causa.
"Desta forma, com responsabilidade, podemos continuar a enfrentar esta grave crise", acrescenta.
ACOMPANHE AQUI O ANÚNCIO DE NOVAS MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS