Em declarações na RTPN, o autarca do Porto disse que é preciso apostar forte na redução da despesa do Estado, sublinhando que nesta matéria o Governo não tem andado bem.
Corpo do artigo
No PSD há mais uma voz crítica das opções do Governo. Na noite passada, na RTPN, também o autarca social-democrata Rui Rio manifestou a sua apreensão com as medidas tomadas pelo Executivo de Passos Coelho, defendendo que é preciso dar provas de mais cortes na despesa.
Apesar de reconhecer que não é fácil fazer cortes na despesa do Estado, Rui Rio afirmou que o caminho não pode ser o do aumento de impostos.
«Nesse capítulo [do aumento de impostos], em particular, não estará bem, mas lá pelo facto de não estar bem ao cabo de dois meses e tal não quer dizer que não esteja bem daqui por cinco ou seis meses», referiu.
«Efectivamente há que atirar forte na redução da despesa, o que não é tão simples quanto a forma como as pessoas dizem ou que se diz quando se está na oposição, porque eu acabo com um instuto público, sim senhor, mas as pessoas existem», acrescentou Rui Rio.
O autarca admitiu que o estado de graça do XIX Governo terminou em menos de 100 dias e a partir de agora os portugueses vão ser menos tolerantes.