Subscrição de Certificados de Aforro foi suspensa. Nova série arranca na segunda-feira
Os Certificados de Aforro da série E é a que tem tido grande procura por parte dos portugueses.
Corpo do artigo
A subscrição de Certificados de Aforro foi esta sexta-feira suspensa pelo Tesouro português. A informação está a ser dada na área de subscritores de produtos de aforro do Estado.
"A subscrição de Certificados de Aforro (CA) da série E foi suspensa", lê-se no site do Aforronet, do IGPC.
A série E é aquela que tem estado em comercialização e tem sido alvo de muita procura por parte dos portugueses, tendo taxa base máxima de 3,5%.
Mais tarde, o Ministério das Finanças anunciou uma nova série de certificados de aforro, a série F, que vai começar na próxima segunda-feira.
"O Governo aprovou hoje a criação da "Série F" de certificados de aforro a qual substitui a "Série E" criada pela Portaria n.º 329-A/2017. A subscrição está disponível a partir da próxima segunda-feira", revelou o ministério em comunicado.
E explica: "A nova Série permitirá a aplicação da poupança por um prazo mais longo, 15 anos, e prevê uma remuneração crescente ao longo do tempo, através de um prémio de permanência."
A taxa base aplicável a esta nova série "é determinada mensalmente, no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte".
"Essa taxa base corresponde à média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal. E não poderá ser superior a 2,50% nem inferior a 0%. A taxa base da nova série F no seu lançamento será de 2,5%. A estrutura de prémios de permanência crescentes começa em 0,25% entre o 2º e o 5º anos e permite atingir 1,75% adicionais à taxa base nos últimos 2 anos do prazo máximo de subscrição", esclarece o Ministério das Finanças.
Notícia atualizada às 22h08