
Paolo Funassi/Reprodução Facebook
Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a sua "solidariedade aos familiares da vítima mortal", fruto da passagem da depressão Cláudia.
Corpo do artigo
O fenómeno de vento extremo que atingiu a cidade de Albufeira na manhã deste sábado provocou um morto avançou à agência Lusa e confirmou a TSF junto de uma fonte da Proteção Civil.
Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa já manifestou a sua "solidariedade aos familiares da vítima mortal", fruto da passagem da depressão Cláudia.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa endereça ainda votos de rápidas melhoras aos cidadãos feridos", lê-se.
Previamente, a TSF já tinha dado conta de que o fenómeno provocou danos no Parque de Campismo de Albufeira - onde agora se sabe que terá resultado uma vítima mortal, quatro feridos ligeiros e um grave -, e numa unidade hoteleira, causando 19 feridos, um dos quais em estado grave.
Em declarações à Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que as imagens de radar indicam que a probabilidade de ter sido um tornado é muito grande, também pelos danos, mas que a situação ainda vai ser avaliada.A situação ocorreu cerca das 11:00 e, segundo a meteorologista Paula Leitão, até às 15:00 as condições atmosféricas no Algarve vão manter-se propícias "a haver mais fenómenos deste género, embora não quer dizer que cheguem a terra".
De acordo com a responsável, há ainda "muita atividade sobre o mar", tratando-se de fenómenos que acontecem ocasionalmente, e de forma inesperada, não sendo possível prever quando e onde podem ocorrer.
Na sexta-feira, a zona de Faro foi afetada por um fenómeno de vento que causa rajadas muito intensas e localizadas, provocando a queda de árvores e de estruturas.
Faro, Setúbal e Beja continuam este sábado sob aviso laranja, pelo menos até às 15h00, por chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, indica o IPMA na sua página de Internet.
